13 outubro 2021

A possível idade dos personagens em SF V - Parte 3

Nihao! Chegamos na terceira, e por enquanto (até porque quando Luke for lançado, talvez tenha atualização do Red Cyclone aqui) a última parte da série explicando as prováveis idades dos lutadores em SF V.

No artigo anterior, eu tinha terminado a versão mais recente da thread, feita e 2021 e partido para uma anterior que Cyclone tinha feito em 2018. 

Iremos a princípio acabar com a versão de 2018 para depois ter um bônus com alguns tweets de ambas as threads que venham a possuir alguma curiosidade. Mas não antes sem nos relembrar da escala do tempo proposta por Red Cyclone para os acontecimentos da série SF e jogos relacionados.

  • 1961: O ataque da Shadaloo na tribo de T.Hawk;
  • 1971: Luta de Gouki/Akuma contra Goutetsu e de Sagat vs Go Hibiki;
  • 1974: Experiências da Shadaloo na criação de seres humanos, Cammy e outros são criados;
  • 1976: Shadaloo abate um avião de passageiros e mata uma pessoa importante. O garotinho Jimmy sobrevive ao atentado e termina vivendo na selva amazônica;
  • 1983: Acontecimentos do primeiro e segundo jogos da série Slam Masters;
  • 1984: Ano que ocorre o terceiro jogo da série Slam Masters, Ring of Destruction: Slam Masters II (conhecido no Japão como Super Muscle Bomber: The International Blowout);
  • 198X: A fatídica luta de Gouken contra seu irmão mais novo, Gouki/Akuma;
  • 1987: Rapto de Jessica (Final Fight 1), derrota de Sagat pelas mãos de Ryu e convite de Vega/Bison para Sagat ir para a Shadaloo - Aqui faço a observação de que Final Fight poderia se encaixar após SF 1 e antes da série Zero/Alpha, porém o modo arcade de SF V também dá margem para o que foi proposto aqui. Originalmente, na versão japonesa, o jogo se passa em 1989 (e na versão de Super Famicom em 1990) e anteriormente, o jogo se chamaria SF'89;
  • 1988: Cody é preso e logo após temos os acontecimentos visto em Zero 3. Neste mesmo ano ocorre o que vimos em Chun-Li ni makase China - Outra observação que faço é que, talvez o pachinko entre na questão de se ignorar certos detalhes, se ele for canônico, já que os personagens originais visto ali são;
  • 1989: Charlie Nash salva Abel e depois de um tempo, tem o seu encontro com Vega/Bison na cachoeira, que ocasiona sua morte;
  • 1991: O torneio World Warrior, os acontecimentos vistos na série SF II;
  • 1993: Final Fight 2 e acontecimentos mostrados no anime Street Fighter IV: The Ties That Bind, início de alguns acontecimentos citados em SF IV - Final Fight 2 poderia se encaixar também um pouco antes ou durante os eventos de Zero 3, assim como antes de SF II. Quanto ao anime, lembrem-se da observação que coloquei neste artigo;
  • 1994: Acontecimentos mostrados no Juri OVA, o torneio da SIN e a conclusão da série SF IV;
  • 1995(?): Final Fight 3 e a série Rival Schools - Curiosamente, no artigo que ele fez em seu blog explicando como ele chegou a conclusão de que Final Fight 3 se passaria em 1995 é devido a um cálculo feito baseado na média de crescimento do cabelo de Haggar(!);
  • 1996: Sequestro dos hackers e o modo história cinemático de SF V;
  • 1997: Novo torneio World Warrior (SF III e SF III - 2nd Impact), Alex enfrenta Gill;
  • 1998: SF III - 3rd Strike, Alex viaja pelo mundo;
  • 20XX(?): Final Fight Streetwise - Red Cyclone colocou uma interrogação indicando dúvida quanto ao ano. No artigo, ele supõe que poderia ter ocorrido em 2006. Mas, conforme informações do CRI, os acontecimentos do jogo não são canônicos, apesar do personagem Kyle ser.

Feito isso, vamos ao que interessa agora.

Seguindo a ordem da thread, Cyclone começa com uma apresentação sobre as idades, pontuando que aquilo não é algo oficial e sim idades especuladas com base nas pesquisas dos materiais originais (japoneses, tenham em mente que ele trabalha com as informações japonesas da série, que podem diferir da versão internacional). E os dois próximos tweets falam tanto da questão do porquê SF V ser em 1996, onde ele deixa um link para o blog dele que contém a linha do tempo acima e a questão da idade de Nash, que já foi explicada no artigo anterior.

O próximo tweet é algo interessante, que fala sobre Rainbow Mika, dando um link para o artigo que ele explica detalhadamente a questão da idade dela, que eu tentarei resumir aqui para vocês.

Em nenhum momento a Capcom mostra qual seria a idade real de Mika, mas ela deixa pistas. No All About Street Fighter Zero 3, há informações dizendo que Mika tinha o sonho de ser uma estrela no ring desde muito jovem. E que logo após terminar os estudos, três anos depois, entrou para a liga feminina de Yoko Harmageddon como aprendiz. Na ficha de Yoko no CRI, há a informação de que ela saiu dos ringues faz 6 anos, devido a uma lesão que teve no pescoço e nas costas. 

Yoko Harmageddon nos quadrinhos da UDON

A partir daí ele começa a calcular com base nas informações mostradas na enciclopédia do CRI e no restante do material disponível. Uma observação que ele faz é que as fichas do CRI, mesmo servindo até como prelúdio de SF V, servem também para uma apresentação de diversos personagens de SF Zero e Final Fight 2, dando a entender em qual período de tempo (dentro do universo de SF) elas teriam sido feitas na Shadaloo. A pista está no fato da comemoração do 50º aniversário da Federação Japonesa Pro-Wrestling Feminina de Iwashigahama. 

Na ficha de Yoko, é dito que a federação foi criada há cinquenta anos atrás pela avó de Yoko, Junko. Em Street Fighter Zero 3, no cenário de Mika, há uma faixa com a comemoração do 50º aniversário. Ou seja, os dados sobre Yoko e a liga foram computados pela Shadaloo na época de Zero 3! Então, três anos antes, Mika se formou no escola média, tendo por volta de 15 anos. Com isso, em SF V, ela teria 26 anos!

E aqui, é bom esclarecer que a organização dos ciclos de educação no Japão é diferente daqui do Brasil, sendo:

  • De 3 a 6 anos: Jardim de Infância (幼稚園 Yōchien);
  • De 6 a 12 anos: Escola Primária (小学校 Shōgakkō), até a 6ª série;
  • De 12 a 15 anos: Escola Média (中学校 chūgakkō), até o 3º ano;
  • De 15 a 18 anos: Escola Secundária (高等学校 kōtōgakkō, abreviação 高校 kōkō), até o 3º ano.

Finalizado as devidas explicações com Mika, Cyclone explica as idades de Sakura e Karin, que já falei no artigo anterior. Com isso, o próximo personagem citado é Ibuki.

Assim como Mika, a idade da jovem nunca foi revelada, mas Red Cyclone faz um cálculo simples. Ibuki aparece em seu segundo ano da Escola Secundária em SF III (NG e 2nd Impact) e em 3rd Strike em seu terceiro ano. Como SF V se passa antes, então, ela, seguindo a lógica, está em seu primeiro ano. Ele ainda faz a observação que não está levando em conta a possibilidade de Ibuki ter repetido alguma série. Então, com isso, em SF V ela estaria com 16 anos.

A próxima personagem é a nossa querida Juri. Apesar de também não existir uma idade oficial para a coreana, no site de SSF IV foi postada temporariamente (semelhante ao que ocorreu com o lance dela gostar de seios, lembram?) a idade de 25 anos. E no anime Juri OVA ela também possui essa idade. Com isso, ela teria 27 anos em SF V.

Chegamos no tweet que se refere a Gouki/Akuma. Apesar dele não ter uma idade oficial, era dito na época de SSFII-Turbo que ele tinha 48 anos (lembrando que Cyclone utiliza fontes japonesas, então tenha em mente que tal comentário sobre a idade refere-se ao que era dito no Japão). Se ele tinha 48 anos nos acontecimentos de SF II, então, ele está com 53 em SF V.

Sobre o gigante Abigail, mesmo em SF V não mostrando o seu ano de nascimento, se procurarmos nos materiais de Final Fight, é dito que ele nasceu em 1966, fazendo com que ela esteja com 30 anos em SF V. Um detalhe curioso é que o personagem é dito ser da Holanda, mas quando conseguir o seu passaporte, ele será identificado como canadense!

E sobre Laura? Bem, aqui temos uma informação interessante. No livro Street Fighter III Fan Book (Gamet Mook Vol. 81 WORLD SERIES Vol.4),  é revelado alguns detalhes sobre Sean, numa seção de entrevistas com os personagens.


Dentre as informações reveladas há detalhes sobre sua família, desde os nomes de seus pais e avô (Yuichiro Matsuda, Brenda e Kinjiro Matsuda, os mesmo que aparecem nas fichas do CRI) e que ele possui dois irmãos mais velhos, sendo a irmã, seis anos mais velha. E ali é dito que Sean nasceu em 1980. 

Sabendo o ano de nascimento de Sean, e da diferença em relação a Laura, descobrimos que ela em SF V tem 22 anos.

E agora um comentário sobre Kage. Aparentemente, tudo indica que a separação de Ryu ocorreu na época de SF V. Por mais que Evil Ryu seja antigo, como entidade separada e independente na lore do jogo é recente, então, podemos afirmar que é praticamente um "recém-nascido", com 0 anos! 

Sobre Honda e Lucia ocorre o mesmo que acontece com os demais personagens de SF II e Abigail, que tiveram seus anos de nascimento divulgados na época de lançamento dos jogos. Mesmo em SF V omitindo o ano, sabemos que Honda nasceu em 1960 (ou ano 35 da Era Showa) e Lucia em 1972.

O último tweet da thread fala sobre Seth. Não é possível afirmar que Seth teria a mesma idade de Kage (0 anos) porque o cérebro que está no corpo artificial Doll Unidade Zero pertence a Seth IV, apesar do corpo ser novo.

Bem, aqui terminamos com os tweets da thread. A partir de agora, irei colocar aqui alguns tweets extras, de algumas respostas que ele deu, com curiosidades.

A idade de Kolin é desconhecida. Mas podemos supor que ela é mais nova que Nash, devido ao que é dito no seu modo história que seu "irmão mais novo" (Nash adormecido após a morte e depois das experiências) está dormindo.

Claro, sabemos que ela disse isso para despistar Guile, porém talvez ela seja mesmo mais nova que Nash.

Um dos leitores, no tweet referente a Laura, perguntou se tinha a entrevista com Ryu e Ken e Cyclone colocou imagens do Street Fighter III Fan Book (Gamet Mook Vol. 81 WORLD SERIES Vol.4) e com um resumo dela:

"Ryu utiliza o Satsui no Hadou para produzir o hadouken carregado de eletricidade. 33 anos. Gosto de mulheres que combinam com a primavera.

Ken decidiu não participar de torneios de luta desde que teve um bebê. No entanto irá participar se for junto com Ryu. Eu vou à igreja aos domingos. Sean me faz lembrar de mim mesmo quando mais jovem."

É interessante saber que sim, temos uma idade oficial para Ryu em SF III e que Ken professa uma religião. Outra coisa que achei interessante foi quanto ao uso do Satsui no Hadou devido aos acontecimentos de SF V. O que podemos especular que, ou Ryu entrou num acordo com Kage ou que o restante do Satsui no Hadou que existia em seu corpo ele soube utilizar para outra coisa.

E para os shippeiros de plantão, ainda temos Ryu comentando sobre mulheres sem ser num contexto de luta. E se formos pensar em personagens do jogo que se encaixariam na descrição de "combinar com a primavera", existem duas: Chun-Li, cujo o nome significa literalmente "bela primavera" em chinês e Sakura, que é o nome da flor de cerejeira, que é relacionada a estação.

Apesar do verbo utilizado ali ser o suki, que mesmo significando amar, gostar, ter afeição, geralmente é utilizado no sentido de carinho do que exatamente amor (se é que vocês estão me entendendo) e pode ser usado entre amigos. Então, eu deixo a cargo de vocês o que Ryu quis dizer.

Para quem ficou curioso quanto a idade do irmão de Akira, Red Cyclone responde a pergunta, dizendo que ele é dois anos mais velho que a irmã.

Para terminar, apesar de ser um tweet que não foi respondido, acho interessante esclarecer, de novo, a questão apresentada, quanto ao fato do ano de SF V ser 1996, conforme a linha do tempo onde Red Cyclone.

Por mais que o universo de Street Fighter seja baseado no mundo real, não necessariamente ele precisa ser idêntico ao nosso mundo, video o fato da tecnologia da Shadaloo estar muito a frente do que a nossa atual em algumas questões, por exemplo. Sem contar o fato de ali ser normal que pessoas possam soltar "magia" pelas mãos ou pular alturas absurdas sem sofrer nenhum tipo de lesão ou morte.

E assim termina a explicação de ambas as threads. Como Luke ainda não foi lançado, talvez possa ocorrer do Red Cyclone fazer uma atualização e, assim que sair (e eu tiver com tempo), darei uma atualizada assim que possível.

Então, até a próxima. Qualquer dúvida, podem comentar, assim que possível, irei responder. See ya!!!

Não esqueça de conferir a primeira parte da série:

Nenhum comentário:

Comentários