25 setembro 2021

A possível idade dos personagens em SF V - Parte 1

Nihao! Bem, na época que saiu o novo trailer de KOF XV, com direito a um surto meu de fangirl por conta de ter visto uma palhinha da animação que o Masami Obari (que participou do anime de Fatal Fury) está envolvido, o Red Cyclone (que já falei dele aqui anteriormente) fez uma thread interessante em seu Twitter, mostrando as possíveis idades dos personagens em SF V, que deu um pouco o que falar, ao menos entre alguns.

Então o post de hoje é basicamente explicando a thread, deixando claro pra vocês que as idades apresentadas ali não são tão estranhas assim. 

A princípio, pretendia fazer isso em apenas um artigo aqui no blog, mas, como estava ficando muito extenso (por mais que eu resumisse), achei melhor dividir o post.

Eientão, com vocês, o primeiro post da thread atualizada (pois como vocês verão mais abaixo, ele tinha feito uma anterior), apresentando as prováveis idades de cada um dos personagens em SF V:

Detalhe para a imagem, que do lado superior direito dá como o ano dos acontecimentos 1996.


Sim, eu sei que vocês devem ter ficado com um nó na cabeça, ainda mais referente a questão de Sakura e Akira. Mas calma, que irei explicar tudinho.

Página do livro "Street Fighter Memorial Archives Beyond the World - From Street Fighter to Street Fighter V", mostrando a ordem cronológica dos jogos

Caso você tenha lido o meu post sobre a linha cronológica da série, sabe que não é impossível que os acontecimentos de SF V tenham ocorrido em algum momento dos anos 90. Afinal, os únicos jogos da série SF que sabemos o ano exato dos acontecimentos é o SF I (1987) e SF II (1991). O restante temos apenas algo aproximado, como a série Zero/Alpha que ocorreu nos anos 80 ainda e suposições, que é onde se encaixa tudo o que houve depois de SF II.

Outro detalhe a se considerar é a data de nascimento, com o ano, dos personagens, coisa que era divulgada até Super Street Fighter II - Turbo. Todos os personagens a partir da série Zero/Alpha não possuem mais o ano de seu nascimento. Em outras mídias e nos materiais japoneses ainda é possível verificar o ano de nascimento de poucos. Tanto que, a partir daí o Red Cyclone começa a fazer algumas observações.

Mas antes de continuar, devo ressaltar que quem acompanhou detalhadamente a thread feita, deve ter notado que em dado momento ele fala de uma outra postagem que fez, a respeito das idades, onde inclusive deixa um link para o seu blog, com um pequeno artigo mostrando a sua linha do tempo dos acontecimentos, com base em seu conhecimento e pesquisas sobre a lore. As partes em itálico, são as minhas observações.

  • 1961: O ataque da Shadaloo na tribo de T.Hawk;
  • 1971: Luta de Gouki/Akuma contra Goutetsu e de Sagat vs Go Hibiki;
  • 1974: Experiências da Shadaloo na criação de seres humanos, Cammy e outros são criados;
  • 1976: Shadaloo abate um avião de passageiros e mata uma pessoa importante. O garotinho Jimmy sobrevive ao atentado e termina vivendo na selva amazônica;
  • 1983: Acontecimentos do primeiro e segundo jogos da série Slam Masters;
  • 1984: Ano que ocorre o terceiro jogo da série Slam Masters, Ring of Destruction: Slam Masters II (conhecido no Japão como Super Muscle Bomber: The International Blowout);
  • 198X: A fatídica luta de Gouken contra seu irmão mais novo, Gouki/Akuma;
  • 1987: Rapto de Jessica (Final Fight 1), derrota de Sagat pelas mãos de Ryu e convite de Vega/Bison para Sagat ir para a Shadaloo - Aqui faço a observação de que Final Fight poderia se encaixar após SF 1 e antes da série Zero/Alpha, porém o modo arcade de SF V também dá margem para o que foi proposto aqui. Originalmente, na versão japonesa, o jogo se passa em 1989 (e na versão de Super Famicon em 1990) e anteriormente, o jogo se chamaria SF'89;
  • 1988: Cody é preso e logo após temos os acontecimentos visto em Zero 3. Neste mesmo ano ocorre o que vimos em Chun-Li ni makase China - Outra observação que faço é que, talvez o pachinko entre na questão de se ignorar certos detalhes, se ele for canônico, já que os personagens originais visto ali são;
  • 1989: Charlie Nash salva Abel e depois de um tempo, tem o seu encontro com Vega/Bison na cachoeira, que ocasiona sua morte;
  • 1991: O torneio World Warrior, os acontecimentos vistos na série SF II;
  • 1993: Final Fight 2 e acontecimentos mostrados no anime Street Fighter IV: The Ties That Bind, início de alguns acontecimentos citados em SF IV - Final Fight 2 poderia se encaixar também um pouco antes ou durante os eventos de Zero 3, assim como antes de SF II. Quanto ao anime, lembrem-se da observação que coloquei neste artigo;
  • 1994: Acontecimentos mostrados no Juri OVA, o torneio da SIN e a conclusão da série SF IV;
  • 1995(?): Final Fight 3 e a série Rival Schools - Curiosamente, no artigo que ele fez em seu blog explicando como ele chegou a conclusão de que Final Fight 3 se passaria em 1995 é devido a um cálculo feito baseado na média de crescimento do cabelo de Haggar(!);
  • 1996: Sequestro dos hackers e o modo história cinemático de SF V;
  • 1997: Novo torneio World Warrior (SF III e SF III - 2nd Impact), Alex enfrenta Gill;
  • 1998: SF III - 3rd Strike, Alex viaja pelo mundo;
  • 20XX(?): Final Fight Streetwise - Red Cyclone colocou uma interrogação indicando dúvida quanto ao ano. No artigo, ele supõe que poderia ter ocorrido em 2006. Mas, conforme informações do CRI, os acontecimentos do jogo não são canônicos, apesar do personagem Kyle ser.
Dadas as devidas explicações, agora irei começar a explicar a thread.

A primeira é com o personagem Dan, que não há uma idade conhecida. Ele apenas especula que a partir de 1971 é que Dan jurou vingança contra Sagat e tentou ser discípulo de Gouken. 

O segundo ponto que ele levanta é com Rose. Acredito eu que todos que conhecem a história de SF um pouco mais a fundo, sabe que Rose pode ser mais velha do que aparenta, devido ao fato dela ser,além de discípula, a parte boa da alma de Vega/Bison, que foi expulsa do corpo do ditador, pelo próprio. Sem contar que Chun-Li, em SF Zero 2 chama a Rose de "obasan", que pode ser o equivalente ao nosso "tia", uma jovem senhora.  

Ele chegou a conclusão de que, talvez, Rose pudesse estar nos seus "trinta e tantos anos", a partir de uma informação que consta em um dos diversos materiais japoneses lançados na época, onde era dito que Rose foi criada como uma mulher que estivesse no final da casa dos vinte anos. Estipulando que SF V ocorreu mais ou menos uma década após os acontecimentos da série Zero/Alpha, Rose estaria com "trinta e alguma coisa", chegando perto dos 40.

No que se refere a Oro e sua idade extremamente avançada, a explicação também está nos materiais japoneses da época de SF III, onde é dito que Oro possui mais de 140 anos! Já que SF V ocorre antes, talvez um ano antes de SF III, Oro possa ainda ter "apenas" 140 anos!

E quanto a Akira? Bem é agora que as coisas podem ficar um pouco confusas.

É dito na thread que Akira teria 17 anos nos acontecimentos de SF V. A princípio, isso pode soar extremamente estranho, visto que Akira e Sakura teriam se conhecido nos acontecimentos de Rival Schools. E é agora que temos que ter em mente três coisas.

A primeira é guardar a informação que consta no livro "Street Fighter Memorial Archives Beyond the World - From Street Fighter to Street Fighter V", na página referente à cronologia da série, no item 2:

"Os acontecimentos ocorridos em cada uma das obras da série Street Fighter estão todos interligados, havendo dessa forma uma história bem longa que perpassa toda a série. (...) Gostaríamos também que notassem que há casos em que o final de personagens contados nas obras antigas entra em contradição com a história toda em si. (...)" 

Ou seja, existem contradições, mas como já comentei anteriormente, devemos ignorá-las.

Trecho da página do manual japonês do primeiro jogo da série Rival Schools, com a história do jogo. Assim que possível, irei traduzir.

A segunda é que, como dito no artigo sobre a série Rival Schools, um detalhe que MUITA gente ignora ou não sabe é que, pela lore japonesa, ela se passaria em ALGUM ANO DA DÉCADA DE 90, diferente da série Zero/Alpha que acontece ainda nos anos 80.

Os diferentes tipos sanguíneos de Sakura. O de cima, da série SF (e canônico) e o debaixo, o dela em Rival Schools. Foto por Red Cyclone.

E a terceira é o fator Sakura, que também comentei no artigo sobre o jogo. Alguns detalhes da personagem em Rival Schools divergem completamente do que foi apresentado em SF, tanto que durante um tempo, acreditava-se que RS era de uma linha do tempo alternativa ou que até mesmo a participação de Sakura poderia ser não canônica, similar ao que houve com Ingrid em SF Zero 3. Tanto que o próprio Red Cyclone compara a situação desta versão de Sakura ao que ocorre com os personagens de KOF oriundos de outros jogos na thread, sendo versões diferentes dos seus jogos de origem. A diferença aqui é que RS faz parte da cronologia, enquanto que KOF não interfere nas histórias de Fatal Fury e Art of Fighting, por exemplo.

E é aí que entra, de novo, o conselho do livro "Street Fighter Memorial Archives Beyond the World - From Street Fighter to Street Fighter V", de detalhes que são contraditórios, mas que de uma maneira geral, são ignorados. E devido a certos detalhes da história de Sakura em RS, algumas coisas podem ser consideradas e outras não.

Sem contar que, conforme até mesmo informações do jogo SF IV, é sabido que Sakura ficou durante um tempo usando o uniforme colegial sem realmente ser uma estudante. Fora que, no blog oficial de SF IV, foi até levantada a suspeita, por um leitor, de que Sakura poderia ter feito ryuunen (ryuunen = ficar 1 ano sem estudar/trabalhar para viajar ou qualquer coisa assim antes de arrumar emprego definitivo).

Numa entrevista dada para o site Degenki, que Red Cyclone cita, Ono ainda afirma que o traje escolar de Sakura era a sua marca. Sem contar a declaração feita por Nakayama, onde o mesmo admite que o uniforme era sua roupa de combate. 

Red Cyclone ainda lembra do próprio modo história de Sakura, onde ela afirma o seu desejo de ser professora, que estudou para isso e que agora está a procura de um emprego melhor, enquanto a história de Akira em SF V e seu final, não parece interferir no que foi apresentado anteriormente nos jogos de Rival Schools.

Tendo explicado tudo isso referente a Sakura e Akira, então sim, não é estranho e nem improvável que a nossa querida fã do Ryu seja bem mais velha que Akira. O que realmente confunde é o fato das mudanças feitas em Sakura no jogo Rival Schools quanto a questão de que o fato dos jogos de RS se passarem nos anos 90 ter sido omitido da versão internacional.

E ainda referente a Sakura, temos um caso interessante que é envolvendo Cammy, pois, como podem ter percebido, Sakura é mais velha do que ela, diferente do que muitos pensavam.

Mas, este e os demais detalhes explicativos, deixarei para o próximo post. Espero wue tenham gostado!!! Até a próxima!

Não esqueça de conferir a primeira parte da série:

Nenhum comentário:

Comentários