30 setembro 2021

A possível idade dos personagens em SF V - Parte 2

Atualizações em negrito.

Nihao, como estão? Bem, como o próprio título já diz, eis a parte 2 da série explicando a thread feita pelo Red Cyclone mostrando as possíveis idades dos personagens.

Antes de continuar, deixarei a linha cronológica dos acontecimentos que ele criou, com base no seu conhecimento da lore do jogo, até porque oficialmente, só sabemos, de fato, o ano de SF 1 e SF II, com base no livro "Street Fighter Memorial Archives Beyond the World - From Street Fighter to Street Fighter V".

  • 1961: O ataque da Shadaloo na tribo de T.Hawk;
  • 1971: Luta de Gouki/Akuma contra Goutetsu e de Sagat vs Go Hibiki;
  • 1974: Experiências da Shadaloo na criação de seres humanos, Cammy e outros são criados;
  • 1976: Shadaloo abate um avião de passageiros e mata uma pessoa importante. O garotinho Jimmy sobrevive ao atentado e termina vivendo na selva amazônica;
  • 1983: Acontecimentos do primeiro e segundo jogos da série Slam Masters;
  • 1984: Ano que ocorre o terceiro jogo da série Slam Masters, Ring of Destruction: Slam Masters II (conhecido no Japão como Super Muscle Bomber: The International Blowout);
  • 198X: A fatídica luta de Gouken contra seu irmão mais novo, Gouki/Akuma;
  • 1987: Rapto de Jessica (Final Fight 1), derrota de Sagat pelas mãos de Ryu e convite de Vega/Bison para Sagat ir para a Shadaloo - Aqui faço a observação de que Final Fight poderia se encaixar após SF 1 e antes da série Zero/Alpha, porém o modo arcade de SF V também dá margem para o que foi proposto aqui. Originalmente, na versão japonesa, o jogo se passa em 1989 (e na versão de Super Famicom em 1990) e anteriormente, o jogo se chamaria SF'89;
  • 1988: Cody é preso e logo após temos os acontecimentos visto em Zero 3. Neste mesmo ano ocorre o que vimos em Chun-Li ni makase China - Outra observação que faço é que, talvez o pachinko entre na questão de se ignorar certos detalhes, se ele for canônico, já que os personagens originais visto ali são;
  • 1989: Charlie Nash salva Abel e depois de um tempo, tem o seu encontro com Vega/Bison na cachoeira, que ocasiona sua morte;
  • 1991: O torneio World Warrior, os acontecimentos vistos na série SF II;
  • 1993: Final Fight 2 e acontecimentos mostrados no anime Street Fighter IV: The Ties That Bind, início de alguns acontecimentos citados em SF IV - Final Fight 2 poderia se encaixar também um pouco antes ou durante os eventos de Zero 3, assim como antes de SF II. Quanto ao anime, lembrem-se da observação que coloquei neste artigo;
  • 1994: Acontecimentos mostrados no Juri OVA, o torneio da SIN e a conclusão da série SF IV;
  • 1995(?): Final Fight 3 e a série Rival Schools - Curiosamente, no artigo que ele fez em seu blog explicando como ele chegou a conclusão de que Final Fight 3 se passaria em 1995 é devido a um cálculo feito baseado na média de crescimento do cabelo de Haggar(!);
  • 1996: Sequestro dos hackers e o modo história cinemático de SF V;
  • 1997: Novo torneio World Warrior (SF III e SF III - 2nd Impact), Alex enfrenta Gill;
  • 1998: SF III - 3rd Strike, Alex viaja pelo mundo;
  • 20XX(?): Final Fight Streetwise - Red Cyclone colocou uma interrogação indicando dúvida quanto ao ano. No artigo, ele supõe que poderia ter ocorrido em 2006. Mas, conforme informações do CRI, os acontecimentos do jogo não são canônicos, apesar do personagem Kyle ser.

Qualquer dúvida, não deixe de consultar a parte 1 desta série de artigos (link no final do post). 

Então, agora, vamos ao que interessa.

Após a longa explicação que dei, explicando a parte referente sobre Akira, deixando um gancho para falar também mais um pouco sobre Sakura, irei continuar com a thread normalmente, antes de continuar com o "gancho" deixado no artigo anterior.

Mesmo não se sabendo o ano de nascimento de Birdie, foi revelado no minigame de 1º de abril, Street Fighter Academy, que ele, na época de SF 1, tinha 29 anos. Já que SF V se passaria 9 anos depois, então Birdie estaria com 38 anos.

O próximo post da thread, que deixou muita gente surpresa, foi referente a idade de Alex. A informação sobre a idade dele vem do livro "How To Make Capcom Fighting Characters", onde afirma que, apesar da aparência, ele ainda tem 17 anos. 

Sua aparência, um tanto adulta, no maior "padrão Netflix de adolescentes, seria devido ao seu amadurecimento precoce e ter de aprender a ser independente, após a perda de seus pais.

Um ponto que Red Cyclone ressalta é para visitarmos a primeira série de postagens que ele fez sobre as idades, onde há ainda mais explicações (e uma delas usarei mais abaixo).

Continuando no tópico atual, Red Cyclone faz uma breve explicação sobre a idade de Nash, citando um post da thread anterior.

Se vocês notarem, na imagem com as idades, verá que Nash possui duas possíveis idades: 29 e 37 anos.

No link para a thread anterior que ele deixou, está escrito que a idade de 29 anos veio a partir do que nos é apresentado no jogo GunSipke / Cannon Spike (lembrando que ele utiliza SEMPRE os dados da versão japonesa dos jogos). Oficialmente a idade dele nunca foi anunciada, mas no jogo (lembrando que ele até o momento não é canônico, apesar de alguns personagens serem), Cammy está com 21 anos e ele 28. Se esta for a diferença real de idade com Cammy, nos acontecimentos da série Zero/Alpha, ele teria cerca de 29 anos, que foi quando houve sua morte. E em SF V, ele estaria com 37 anos.

E isso é reforçado (o tweet atual) com os materiais que foram expostos na exposição sobre Street Fighter que teve em Fukuoka, onde um deles afirmava que Nash, originalmente, conforme um desses materiais de desenvolvimento, estava na posição de chefe e treinador de Guile. Devido então a possível diferença de idade dos dois, então, parece razoável ele ter 37 anos em SF V. 

O próximo tweet é sobre a questão envolvendo Sakura e Akira, que eu expliquei no post anterior. E é a partir de agora que começarei a usar os tweets da thread mais antiga, feita em 2018. Mesmo não respeitando a ordem dos tweets, irei terminar a questão envolvendo a idade de Sakura, que inclusive eu tinha prometido anteriormente.

Então, no quinto tweet da thread feita em 2018, Red Cyclone fala sobre as idades de Sakura e Karin. A idade de ambas nunca foi revelada de forma oficial. Porém, sabe-se que no mangá "Sakura Ganbaru!", Sakura afirma ter 15 anos. Calculando a partir daí, Sakura em SF V teria 24 e Karin, 25 anos.

Ele ainda cita outra idade provável para ambas. Comentando uma história presente nos materiais japoneses de que Sakura provavelmente teria 16 anos, porque este seria o auge da capacidade física dela, isso faria com que em SF Zero 2 ela tivesse essa idade. Já que o que foi apresentado no mangá, não necessariamente poderia ser o que consta no jogo (nota minha: vide a questão de Karin, que no universo do jogo estuda em outra escola, enquanto que no mangá não).

Em um tweet respondendo um usuário que questionou o porquê de Karin ser mais velha, a resposta é simples. Sabendo que Karin faz aniversário meses após Sakura (Karin é de setembro e Sakura de março) e sendo da mesma série, só mudando a turma onde estudam (no mangá), Cyclone dá a entender que seria devido a idade que cada uma entrou na escola (já que conhecendo a questão dos Kanzuki, acho difícil que ela tenha repetido de ano).

Perfil de Karin no mangá, em japonês. Na versão da UDON (que foi usada aqui no Brasil), o ano de nascimento que consta como 197X foi trocado para 19XX.

Pelo que andei pesquisando, o ano letivo do Japão começa em abril e vai até março do ano seguinte. A idade mínima para o ingresso no equivalente ao nosso ensino fundamental é de 6 anos. Então, se ambas estão na mesma série do que seria o ensino médio, e sabendo que Sakura é mais velha (já que aparentemente ambas teriam nascido no mesmo ano), Karin só ingressou na escola quando completou a idade mínima exigida.

Agora, irei até comentar o caso de Cammy, que não consta em nenhuma das threads, mas que eu vi alguns fãs brasileiros questionando.

Bem, é fato de que Sakura e Cammy possuem idades próximas, mas alguns fãs tem o headcannon de que Cammy seja a mais velha. Mas, excetuando Cammy que teve ao menos um ano de nascimento (na verdade dois, que irei mostrar mais pra frente) adicionado em sua data no passado, Sakura NUNCA teve, ao contrário do que já vi alguns afirmando. 

As próprias idades que Cyclone cita, o mesmo assume que é uma conclusão que ele chegou, devido ao seu conhecimento sobre a lore e outros elementos ligados a série. E vendo como ele montou sua linha do tempo de SF, não é estranho Sakura ser um pouco mais velha. Na verdade só torna a história de Cammy ainda mais triste e perturbadora, devido a tudo o que ela passou na Shadaloo.

E até comentando sobre o ano de nascimento de Cammy, vocês sabiam que na versão americana de Super Nintendo do jogo Street Fighter II ela possui outro ano para o seu nascimento?

Curiosamente, tal coisa ocorre apenas no profile disponível dentro do jogo. O manual de instruções vem com o ano de nascimento correto.

Note que o golpe Thrust Kick (Cannon Spike na versão japonesa) consta como Front Kick.

Dentre os comentários que já li a respeito dessa curiosa mudança é que em 1991, onde seria o ano que o jogo se passa (mesmo o lançamento da versão de SNES ocorrer em 1994) a personagem teria apenas 17 anos, ou seja, uma menor de idade!

Isso bate com a informação contida na Gamest 108, dedicada a Super Street Fighter II, página 16, onde é afirmado que Cammy é uma adolescente que trabalha para uma unidade das forças especiais britânicas.

Porém, no encarte do CD de música de Super Street Fighter II Arcade Gametrack, nos é dado outra idade para a personagem, 19 anos. Como o ano de nascimento foi mantido a dedução mais lógicva é que consideraram o ano de lançamento de Super Street Fighter II e não o ano que o jogo se passa pelo cânone.

Bem, fico por aqui. No próximo post falarei dos demais tweets da thread e de outros feitos relacionados, como dúvidas respondidas. Então, até a próxima!!!

Não esqueça de conferir a primeira parte da série:

Nenhum comentário:

Comentários