21 setembro 2020

SF V: Retrospectiva dos personagens da 4ª Temporada


Nihao! E eis mais um post sobre as reações dessa última temporada de Street Fighter V. Sim, eu sei que estou bem atrasada, mas experimenta enfrentar uma quarentena tendo que fazer as tarefas da faculdade enquanto cuida de DOIS bebês.Isso fora que eu estava tremendamente cansada. É meus queridos, vida de mãe não é fácil.

Voltando ao artigo, se vocês se lembram, desde a 2ª Temporada de SF V, eu faço um artigo demonstrando como foi a recepção dos personagens perante o público. 

Vocês, caso queiram, pode conferir abaixo:
Esse novo artigo eu agradeço em especial ao Juninho Rodrigues por ter me ajudado mais uma vez, visto que eu não estava acompanhando tanto como eu gostaria devido a gravidez e outros afazeres.

Então, vamos ao que interessa.


Essa temporada começou de maneira diferente. Kage foi o primeiro personagem anunciado, junto com os personagens da temporada anterior. Então começaremos com a recepção dele.

Kage


Basicamente a desculpa da Capcom para trazer o Evil Ryu de volta, mas de maneira que não bagunçasse o cânon do jogo. Pois, para quem esqueceu, em "A Shadow Falls", temos meio que uma confirmação da "morte" de Evil Ryu. O fato de ser uma evolução de Evil Ryu é mais evidente principalmente quando nos lembramos de uma informação dita pelo X-Kira, de que o nome do personagem nos arquivos do jogo, seis meses antes do lançamento era... Evil Ryu! 


A recepção dele foi um tanto controversa perante o público, Alguns gostaram da nova roupagem e de que ele ganhou características únicas, o tornando mais diferente de Ryu. Outros preferiam o clássico Evil Ryu. E quantos aos chifres... Eu vi mais comentários negativos do que positivos quanto a esse detalhe, pelo fato de serem muito "bonitinhos" e de brilho neon. 

Sem falar na teoria que deixou alguns fãs com a pulga atrás da orelha de que Kage teria possuído o corpo de Dan, devido a sua movimentação na hora de aplicar alguns golpes.


Apesar de ser um personagem até que divertido para se fazer uma "farofa", ele era ruim a nível competitivo. As atualizações que o jogo ganhou posteriormente, fez com que ele se tornasse mais competitivo, o que alegrou aqueles que gostaram do personagem.


Durante um bom tempo, Kage foi o único personagem da 4ª Temporada, sendo acessível por dinheiro real e FM. E como a Capcom não anunciou nem um Season Pass, muitos consideraram que ele poderia ser o último personagem e/ou que, SF V estaria no fim. Por conta de não ter um Season Pass, Kage ficou restrito apenas a alguns jogadores, já que nem todos estavam dispostos a pagar pelo preço de um personagem unitário ou tentar juntar FM, ainda mais levando em conta que a Capcom diminuiu a oferta.

Só em agosto do ano passado que teríamos alguma novidade.


E. Honda


O lutador de SF II foi anunciado em agosto de 2019, ao lado de Poison e Lucia, como novo personagem da 4ª Temporada, o que fez com que muitos fossem a loucura, já que era o único "World Warrior" do SF II clássico que faltava.


Apesar da recepção MUITO positiva, os jogadores se decepcionaram com o fato de Honda, a princípio, não ser competitivo, coisa melhorada, mesmo que pouco, posteriormente, melhorando assim o seu desempenho nos contras (ao menos no on-line). E devemos lembrar também de sua V-Skill-2, que foi de grande ajuda para o personagem. Mas, mesmo assim, o personagem ainda pode aparecer numa colocação baixa em algumas tier lists.


E, diferente do que rolou com Kage, Honda, Poison e Lucia, também poderiam ser comprados por um pacote, o que fez com que os personagens fossem mais acessíveis aos outros jogadores.


Lucia


Lucia foi a grande surpresa desse pacote. Dos personagens de Final Fight, o pessoal apostava na volta de Guy ou Maki, em SF do que algum personagem de Final Fight 3.


Terminamos conhecendo uma face mais leve da personagem, já que em Final Fight 3 ela estava bem séria e seus golpes são baseados em chutes poderosos, sendo uma personagem excelente para se jogar logo de cara. E, assim como acontece com Cody, Lucia possui sua sequência de FF 3, apenas mudando a forma de como se ativa (a sequência é sua primeira V-Skill).


Por fim, apesar das atualizações, Lucia continua sendo uma ótima personagem, para a alegria de quem curtiu ela. 


Poison


Poison é uma personagem querida pela comunidade e muitos era seus "órfãos" de Ultra Street Fighter IV. A notícia de sua volta deixou seus fãs felizes, só que com um porém: sua jogabilidade foi mudada.


Essa mudança na personagem dividiu os jogadores. Alguns gostaram da novidade, dos novos golpes e o jeitão "Whip" de ser, com o seu novo chicote (que me fez lembrar a versão dela de Final Fight Revenge). Outros não gostaram, preferindo a versão que vimos dela em Ultra Street Fighter IV e Street Fighter x Tekken.


Outra coisa que chamou a atenção foi o seu visual, com cabelos mais curtos, que alguns não gostaram, ao menos em seu traje principal. Sem contar que, ao menos o pessoal que vi que é LGBT, ficou bastante tocado com a frase que Poison fala para Lucia, em determinado momento do seu modo história.


Apesar de querida, no seu lançamento não foi considerada uma das personagens mais fortes (Lucia foi, de longe a melhor qualificada nessa leva), porém com as atualizações, subiu no ranking de maneira absurda, estando entre os personagens tops (comentário do Juninho: A porra do chute -4 dela em EX, agora é -2, ou seja, ela tem alternativa de invadir sua defesa 100% SEGURA), para a alegria de seus fãs ardorosos.


Gill


O líder da Sociedade Secreta/Illuminati e apelão desgraçado nas horas vagas. Gill teve uma recepção bem fraca, pois praticamente não foi novidade pra ninguém, principalmente graças ao trabalho do X-Kira e também, porque era um dos chefes finais que faltavam no jogo.


Com seus cabelos loiros e tanguinha diminuta que faz você ficar admirando (ou não) um traseiro enorme e colorido, Gill continua o mesmo apelão de sempre, mesmo sendo necessário uma certa sabedoria do jogador para utilizá-lo e tal status continuou nas atualizações seguintes.


Então, se você está afim de deixar alguém irritado e traumatizado com algum personagem, o nosso pseudo-messias gostosão e seminu é uma ótima pedida! 


Seth


Seth, assim como Gill, teve uma recepção, a princípio fraca, só faltando o som de grilos na plateia. Ainda mais lembrando que devido ao trabalho do X-Kira, não era novidade ele estar de volta ao jogo. Porém, após alguns dias, tudo mudou na internet.


Ao transformar um personagem um tanto sem graça (foi mal, se tem algum fã do Seth clássico aí), que ainda foi humilhado pela Juri e por Vega/Bison, numa gostosa doida que pelo visto precisa de um oftalmologista pra ontem (confundir Ed e Falke com Vega/Bison por conta do Psycho Power é tenso) foi uma ótima jogada da Capcom!

Seth por SEIMO
Começaram a brotar diversas fanarts do personagem, de todas as formas, o tornando bem popular, se comparado a sua encarnação anterior.

E ainda tem até a própria questão do gênero de Seth, que mesmo com um corpo feminino, manteve uma voz masculina, dando base a própria declaração dada pela Capcom de que Seth não era homem nem mulher.

 

Uma coisa legal a se notar em Seth é, não apenas a sua habilidade de copiar algum golpe do adversário e sim, como algumas referências presentes em seus golpes, de outros jogos da Capcom como Darkstalkers e JoJo's Bizarre Adventure (que muitos aqui sabem, que a Capcom já homenageou a série em sua franquia).


E assim como Gill, é um personagem bem forte, porém, requer sabedoria do player para tirar um bom proveito dele/dela.
 

E assim terminaria a última temporada do jogo, que de Street Fighter V: Arcade Edition, virou Street Fighter V: Champion Edition, fechando o ciclo de Street Fighter V, com a Capcom cumprindo o que prometeu: atualizações até 2020.

Porém, para a nossa surpresa (provavelmente por culpa dos problemas internos com o desenvolvimento de Street Fighter VI), a Capcom prometeu mais uma temporada do jogo, encerrando assim, de vez o seu ciclo. 

E como será a próxima temporada? 


Bem, até o anúncio feito dia 5 de agosto, revelando quatro dos cinco novos personagens, a comunidade teorizava que os próximos seriam cinco velhos conhecidos, C.Viper, Rose, Oro, Rolento e Elena, que são os personagens que aparecem no Tarô de SF, lançado numa edição de colecionador. Porém, como vimos, só Rose e Oro entraram nessa, ao menos por enquanto.

Vou ficando por aqui. Esse artigo demorou, mas saiu! xD Talvez o próximo demore um pouquinho (tem vários que comecei a escrever), até porque estou aprontando a minha mudança (não, dessa vez não irei pra outro estado), aí já viu.

Então, até a próxima! See ya!!!

Nenhum comentário:

Comentários