17 março 2010

E como fica a cronologia? 2ª parte - Série Alpha


Atualizações em negrito.

Nihao!! Chegamos a parte 2 do artigo. Antes de começarmos, alguns lembretes:
  • O objetivo destes posts é mostrar a evolução e a modificação do storyline de Street Fighter com o passar dos anos, tirar dúvidas e algumas curiosidades. Se procura algo mais profundo quanto ao plot, a ficha de um personagem, indico você ir em sites como o Fighters (que está sofrendo uma reformulação), StreetFighter.com.br, Fighters Generation, Game Faqs ou qualquer outro que propõe divulgar o storyline;
  • Os posts poderão sofrer alguma atualização ou modificação, caso se descubra novidades a respeito do game ou tenha alguma errata;
  • Encontrou alguma coisa errada? Tem alguma curiosidade (comprovada)? Pode mandar para mim nos comentários. Assim que tiver tempo disponível (eu tenho vida fora da internet xD) irei averiguar a veracidade da informação. No caso da curiosidade (mesmo que não tenha haver com o post) poderei publicá-la (na série de posts ou em outro post distinto) dando os devidos créditos. Nesse último caso, também, peço fontes ou scans.
Pronto! Deixando esses pontos esclarecidos, vamos ao que interessa! xD Apresento a fase que mudou drasticamente todo o storyline da série Street Fighter: Zero/Alpha.


Uma dúvida que se tinha antigamente, na cabeça de alguns, era se a fase Zero/Alpha ocorre antes ou depois de SF II. A resposta é simples meus queridos: ocorre antes. Vemos alguns personagens mais jovens como Ken e outros que nem tinham aparecido em jogo algum como Rose. Porém, essa série ocorre depois da SF 1! Sim, por incrível que possa parecer, SF Zero/Alpha ocorre depois da SF 1! Isso me faz lembrar um dos vários erros que teve no gibi brasileiro de SF Zero/Alpha 3 escrito pelo Marcelo Cassaro (Sagat aplicando o Tiger Robocop Uppercut em Adon, golpe que ele só aprende DEPOIS da luta contra Ryu)...

Esclarecido esse ponto, podemos prosseguir.

Street Fighter Zero/Alpha Plot:

Alguns meses depois de Ryu derrotar o Imperador do Muay Thai, Sagat, ele viaja novamente para verificar a legitimidade dos rumores sobre um poder misterioso que ele ouviu de lutadores. A jornada do guerreiro contém uma variedade de especulações, que fazem e dirigem o campo de combate.

Street Fighter Zero/Alpha 3 Plot:

O homem que pretende ser um verdadeiro artista marcial, Ryu, está viajando há meses, buscando respostas para o "Satsui no Hadou", que ele tinha perguntado ao seu adversário. Buscando o corpo de um guerreiro forte, sua aparência se refletiu nos olhos de Vega/Bison. Quais são as verdadeiras intenções de Vega/Bison e o que é Psycho Drive?

Na fase Zero/Alpha, nos é mostrado:

  • Ryu seguindo o seu rumo; 
  • Como Sagat entrou para a Shadaloo (que era originalmente chamada de Shadowlaw); 
  • O início da perseguição de Chun Li a Vega/Bison; 
  • Quem é o famoso amigo do Guile, Charlie; 
  • Um pouco mais sobre o passado de Cammy; 
  • Que fim levou alguns personagens da SF 1; 
  • E outros elementos que iriam mudar para sempre o storyline do jogo.
Os finais do primeiro game da fase Zero/Alpha não contam para a história oficial. Porém, existem alguns detalhes que devem ser considerados, como o convite que Vega/Bison entrega a Sagat em seu final e o encontro de Ken com Eliza no final deste. Apenas o segundo game é que contaria, de fato, para o storyline.

Ken conhece Eliza em seu final
Dentre as mudanças ocorridas, temos no próprio roteiro de Street Fighter 1: Ele NÃO seria mais um torneio. Caso não tenha lido, ou esquecido, o que eu disse no primeiro artigo dessa série, vamos nos relembrar:

“Há uma controvérsia quanto Street Fighter 1: Nos flyers originais de 1987 há a afirmação de que foi um torneio. Porém em 1995, com SF Zero, temos uma história onde mostra Ryu na Tailândia derrotando por volta de 20 lutadores de Muay Thai por nocaute. Sagat ao saber disso, furioso, foi atrás de Ryu, que estava sujando o nome do Muay Thai o desafiando. Apesar da vantagem inicial de Sagat, Ryu o derrota com um shoryuken normal, o que deixa o rei do Muay Thai com bastante ódio. Mas, nos anos 2000, com All About Capcom, o livro menciona por alto que SF 1 foi um torneio, exceto na descrição do jogo. E no Eternal Challenge não há citações sobre isso.”

Outra mudança que ocorreu foi feita pela Capcom USA, já que não consta nada nos materiais japoneses, foi como se desenrolou a luta entre Ryu e Sagat em Street Fighter 1.

Em vez de uma simples derrota que feriu o orgulho de Sagat, nos é apresentado a face negra do personagem Ryu, conhecido no Japão como Satsui no Hadou ni Mezameta Ryu e no Ocidente como Evil Ryu. Na última luta do torneio de SF 1, Sagat ganha de Ryu e educadamente estende a mão para o valoroso adversário. Neste momento, Ryu é consumido pelo Satsui no Hadou (fazendo ele se transformar no Evil Ryu) e desfere um poderoso shoryuken contra Sagat (que estava de guarda baixa) o derrotando.

Devido a esta derrota desonrada, Sagat jura se vingar de Ryu um dia.

Tal mudança na luta de Ryu contra Sagat dizem que ocorreu devido a um erro interpretação do final de Evil Ryu em Street Fighter Zero 3. Alguns também falam que um erro de tradução no antigo plot guide, ao contar a história de como Sagat desenvolveu o Tiger Uppercut, também colaborou com isso.




Evil Ryu
Outro detalhe interessante, é que finalmente nos é revelado quem cegou o olho de Sagat. O nome do infeliz é Go Hibiki, que perdeu a vida na luta.

Temos também Charlie Nash, o famoso amigo de Guile, que a partir desta saga, não morreu no Camboja (indo pelo plot americano), e sim investigando as atividades da Shadaloo.

Cammy, a loirinha sem memória, aparece bem mais jovem e trabalhando para a Shadaloo. Finalmente descobrimos sobre o seu terrível passado e de quebra, o plano bizarro de Vega/Bison de troca de corpos (Vega/Bison procura um corpo mais forte), que a princípio seria feito com Cammy (mas ele preferiu ficar com o corpo de Ryu).


Conhecemos um pouco mais sobre Vega/Bison, que no passado dividiu a sua alma (expulsando a parte boa) para conseguir mais poder. Sem contar que em Zero 3/Alpha 3, fica explícito que ele se tornou um tipo de entidade, que já esteve nesse mundo outras vezes, sempre trazendo o caos.

Descobrimos que T. Hawk, muito antes do SF II, possuía problemas com a Shadaloo. Ele entra em SF Zero 3 para ir atrás da jovem de sua tribo, Juli (anteriormente dizem que seria Noembelu) que foi raptada pela organização.

Personagens do Street Fighter 1 reaparecem, alguns com tramas interessantes, como Gen, que possui ligação com o pai de Chun Li (e a acompanha de longe), e está sofrendo de uma doença e procura morrer de forma digna, procurando um oponente forte (nesse caso Gouki/Akuma) e outros para "encher linguiça" como Eagle.

Maki de Final Fight 2
Há a inclusão dos personagens de Final Fight, comprovando a ligação entre as duas franquias. E, ao contrário do que acontece em algumas séries quando há algum crossover deste tipo, a inclusão de Guy, Sodom, Rolento, Cody e Maki não compromete, o storyline de seus games de origem. O que ocorre são apenas atualizações em seus respectivos plots.

Dentre os personagens novos, que nunca participaram de nenhum jogo antes, temos:
  • Charlie Nash - Como dito antes, o amigo de Guile, que está investigando a Shadaloo. Infelizmente, seu destino é trágico;
  • Rose - A parte boa da alma de Vega/Bison, que foi sua discípula. Seu destino é ligado com o de seu antigo mestre;
  • Dan Hibiki - Filho de Go, quer vingança pelo seu pai e vai atrás de Sagat;
  • Sakura Kasugano - Uma colegial, que ao ver Ryu lutar, resolve querer ser uma lutadora, imitando os seus movimentos;
  • Karin Kanzuki - Outra colegial, porém, rica, herdeira da Kanzuki Zaibatsu. Rival de Sakura;
  • Rainbow Mika - Uma wrestler, fã de Zangief;
  • Juli e Juni - Duas garotas que foram sequestradas pela Shadaloo que sofreram lavagem cerebral, se tornando duas das Shadaloo Dolls;
Um detalhe que chama bastante a atenção é que, nos três primeiros jogos lançados (SF Zero/Alpha, SF Zero 2 /Alpha 2 e SF Zero 2 Alpha), o "chefão" mudava conforme os personagens. Outro fator interessante é que alguns personagens obrigatoriamente são seus adversários. Por exemplo, ao escolher Chun-Li ela, antes de enfrentar Vega/Bison, tem que enfrentar Ryu, Ryu antes de Akuma, enfrenta Ken e Sagat, etc. Em SF Zero 2/Alpha 2 e Zero 2 Alpha, havia também os midboss, que eram personagens que poderiam interferir na luta. E cada midboss possuía alguma relação com o personagem que você escolhesse, como o fato de Sagat aparecer para Sakura, pois percebe que ela poderia ter alguma ligação com Ryu.


Em SF Zero 3/Alpha 3, todos (exceto Evil Ryu) enfrentam Vega/Bison no final e alguns dos finais se encaixam. Alguns desses finais contam para o storyline do game, mesmo que, em partes (ou seja, dentre todos os acontecimentos ali mostrados, um ou outro, não conta). Dentre eles temos:
  • Ryu
  • Ken
  • Sakura
  • Sagat
  • Cammy
  • Juli
  • Juni
  • Balrog/Vega
  • Rose
  • Chun-Li
  • Guile
A grande dúvida que paira no ar na cabeça de muitos (ainda), é o caso de Charlie Nash. Em SF Zero 1 ele morre. No SF Zero 2 também. E no SF Zero 3... Na maioria dos finais, inclusive o dele, ele sobrevive!!!! Bem o que acontece, é que nos finais que contam para o storyline (exceto o de Guile), esse detalhe é apócrifo. O único final que conta para o fim de Nash é o de Guile.

O que embaralha ainda mais o storyline dessa série é a inclusão de personagens que não contam em nada para o roteiro como Ingrid e Yun ou finais que são apócrifos para o storyline como o de Karin (apesar desta possuir uma relevante participação na história do jogo devido a sua rivalidade com Sakura).


E, para bagunçar ainda mais o coreto, com o lançamento de Street Fighter V, o final de Zero 2 de Nash se tornou canônico, desconsiderando assim o que ocorria com o personagem no final de Guile. O livro Street Fighter Memorial Archives Beyond the World - From Street Fighter to Street Fighter V, nos dá uma pista do que pode ter acontecido ali, numa página dedicada a contar a linha do tempo da série, que revela alguns detalhes (mais sobre essa página, leia a 8ª parte desta série):
  • O Psycho Drive, uma arma que provê ilimitadamente Psycho Power ao corpo de Vega/Bison, passa a funcionar;
  • O Psycho Drive é destruído pelos punhos de vários lutadores, e a Shadaloo é oficialmente declarada extinta;
  • Vega/Bison inicia o programa “Living Incubator”, que lhe desenvolverá novos corpos substitutos;
  • Criado como um ser humano sintético (artificial), Abel foi resgatado por Nash. Após isso, o paradeiro de Nash é desconhecido.


Com essas informações podemos deduzir, então que Nash participou dos acontecimentos mostrados em SF Zero 3 e saiu vivo e após isso, ele, além de resgatar Abel, foi ao encontro de sua morte na cachoeira.

Outra coisa que é bom frisar aqui é que, nessa mesma página, é dito que certos finais e acontecimentos não contam para a trama principal ou foram modificados. Então sim, talvez não apenas a história de Nash que terminou sofrendo mudanças.

Por fim, a cronologia fica deste jeito:
  • Street Fighter;
  • Final Fight (que aconteceria durante o SF 1);
  • Street Fighter Zero / Alpha (1, 2);
  • Street Fighter Zero / Alpha 3;
  • Final Fight 2 (que pode ter ocorrido durante e ter terminado a tempo de Maki participar dos eventos de SF Zero 3, ou um pouco antes);
  • Street Fighter II (incluindo as Supers);
  • Final Fight 3 (depois de SF II, ao meu ver, ele pode ser encaixado na mesma época do SF II).

Bem, espero que este post tenha ajudado de alguma forma a compreensão, de uma maneira geral, da história do jogo. Quaisquer dúvidas, podem me perguntar! ^^ Eu não mordo!!!!!!!!!!!!!!! xD


Curiosidades:


  • A série Street Fighter Zero, ao contrário de SF I e SF II, não aconteceu em um torneio. Como pudemos perceber, cada personagem tinha seus próprios motivos para sair lutando, sem precisar de um torneio;

Evil Ryu no anime Street Fighter Alpha
  • Evil Ryu teve a sua primeira aparição na saga Zero/Alpha, porém, sua presença neste jogo não conta para o roteiro. O personagem surgiu em um mangá, Street Fighter Zero, escrito por Masahiko Nakahira. A Capcom gostou da ideia do personagem e o colocou no game. O mangá foi publicado aqui no Brasil, com o nome de Street Fighter Alpha pela New Pop;

  • Em SF Zero 2 ocorreu a única vitória de Ken sobre Ryu, conforme o plot da época. Nas outras vezes que lutaram, Ryu se tornou vencedor. E a faixa vermelha que Ryu usa na cabeça, foi dada por Ken, quando este o derrotou;

Karin Kanzuki em Sakura Ganbaru
  • Karin Kanzuki, assim como Evil Ryu, surgiu também em um mangá. Seu nome é Sakura Ganbaru, que foi lançado aqui no Brasil pela New Pop;

Juli e Noembelu
  • Por algum motivo, em vez da Capcom fazer um sprite próprio para Noembelu, ela usou o de Juli. Isso fez com que muitos pensassem que T. Hawk estaria atrás dela (fator "piorado" no game Namco vs Capcom em que Juli confirma ser uma Hawk). No anime Super Street Fighter IV - Juri OVA (que conta para o canon da série) e em Super Street Fighter IV, há a confirmação que de T. Hawk estava atrás apenas de Juli. Como T. Hawk tenta resgatar Juli pelo seu novo storyline, isso tirou um pouco a lógica do codinome das Shadaloo Dolls, que eram os meses do ano em suas possíveis línguas nativas. Juli, por exemplo, significa Julho em alemão. Nos gibis da Udon, Juli é filha do médico da tribo de T. Hawk;

White or black? Black or white?
  • Birdie em SF 1 era branco!!!! A desculpa que a Capcom deu para a mudança da cor da pele do personagem, é que na época de SF 1 ele estaria doente;

Ingrid em Capcom Fighting All-Stars
  • Ingrid surgiu no jogo Capcom Fighting All-Stars, que foi cancelado. Ela foi aproveitada em Capcom Fighting Mugen Jam, antes de aparecer em SF Zero 3/Alpha 3. E, para a tristeza de alguns, ela é apenas uma convidada, não contando para o roteiro do game (mais sobre ela, vocês podem ler aqui). Informações sobre CFAS, podem ir neste artigo;

Notem as semelhanças!!! xD
  • Dan é uma paródia do personagens Ryo Sakazaki e Robert Garcia da franquia Art of Fight da SNK,

Karin Kanzuki em seu final de Street Fighter Zero 3
  • No CD Drama de SF Zero 3/Alpha 3, Sakura é sequestrada e Ryu, Ken, Chun-Li, Rainbow Mika e karin Kanzuki, vão ao resgaste. No final desse CD, aparentemente, ocorre o final de Karin Kanzuki mostrado no jogo de SF Zero 3/Alpha 3; 

  • Na versão japonesa da série, alguns personagens possuem falas específicas para outros (como Vega/Bison para Rose) ao vencer a batalha. Infelizmente, tal coisa se perdeu na versão internacional dos jogos;

  • A famosa ilustração de Street Fighter Zero 2, onde Ryu encara Gouki/Akuma é uma referência a capa da revista WWF Magazine de dezembro de 1995;

  • Apesar de Evil Ryu ser um personagem presente, a princípio, nas versões caseiras de Zero/Alpha 3 (apara quem não sabe, saiu no Japão a versão arcade de Street Fighter Zero 3 Upper), seu tema musical está presente no arcade de SF Zero 3 e ele é tocado quando o jogador, jogando de Vega/Bison, enfrenta Ryu no final, como podem verificar nos vídeos abaixo.
Caso não consiga visualizar o vídeo, clique aqui.


Caso não consiga visualizar o vídeo, clique aqui.


  • Na versão arcade de SF Zero 3 temos ainda restos de uma versão não utilizada de Ryu, que não possui imagem na tela de seleção, seu nome na tela de versus consta como Juni & Juli e seu lugar no slot seria ocupado por Evil Ryu nas atualizações do jogo. Abaixo um vídeo com o longplay do personagem, junto da descrição (créditos a Krizalid99v2):


    Caso não consiga visualizar o vídeo, clique aqui.

    Este é um gameplay usando uma versão "glitch" de Ryu na versão Arcade de Street Fighter Alpha 3. 

    "Glitch" Ryu é um personagem não utilizado que pode ser encontrado nos dados do jogo. Obviamente, isso o torna um personagem não selecionável.

    ===== SOBRE O GLITCH RYU =====

    O mais "interessante" sobre esse personagem é o fato de que nas telas de seleção de personagem e versus, seu nome é mostrado como "JULI & JUNI". Existem algumas razões possíveis para isso:

    1) Isso sugere que Juli e Juni - como um par simultâneo no jogo - podem ter sido planejadas para serem personagens selecionáveis ​​de maneira regular (provavelmente de uma forma em que o jogador seja capaz de alternar entre as duas durante uma partida ou algo assim) neste slot. A ideia foi descartada e, em vez disso, Juli e Juni apareceram simultaneamente apenas no modo Dramatic Battle como personagens jogáveis.

    2) O slot de personagem é usado como uma área de armazenamento temporário de dados quando Juli e Juni aparecem como sub-chefes simultâneos da CPU no modo single player. Esta teoria é baseada no fato de que também existem dois outros personagens "glitch" não usados ​​com slots que armazenam dados, um para Chun-Li e um para Sodom - ambos são personagens que têm uma versão alternativa adequada de si mesmos, Chun-Li com seu qipao para X-ISM e Sodom com as espadas para X-ISM.

    3) Um slot pré-reservado para a dupla nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas não foi necessário no final. O mesmo se aplica aos slots Chun-Li e Sodom não utilizados.

    Nas versões mais avançadas do SFA3 (PS1, Saturn, DC, Naomi, etc.), este slot é usado para Evil Ryu.

    ===== INFORMAÇÕES ADICIONAIS =====

    ---- A jogabilidade é igual à de Ryu, com a única diferença de que este personagem está faltando alguns agarrões.

    ---- Quando ele é atingido, sons errados são utilizados para o seu grito. Esses sons incluem faixas de áudio, que podem substituir a reprodução do palco BGM ou até mesmo interrompê-la.

    ---- Ele tem paletas de cores "glitched". O que inclui seus projéteis também.

    ---- Ele tem o mesmo sub-chefe (Rose) e penúltimo chefe (Ken) que Ryu, mas sem ter nenhuma interação de diálogo com eles. Em vez disso, são como partidas normais com suas respectivas introduções antes de lutarem. O mesmo se aplica ao seu chefe final, Shin Bison.

    ---- Por alguma razão, sua luta contra Shin Bison é no estágio diurno de Bison (Ponto 48106) em vez de à noite. No entanto, o BGM usado é o de Shin Bison.

    ---- Vencer o jogo com ele dá a você o final de Ryu. No entanto, você não consegue inserir suas iniciais.

    ---- Ele não tem um retrato de imagem para a seleção de personagem, versus e tela de vitória.

    ---- O texto do seu nome na barra de vida diz "RYU" e é iniciado muito à esquerda.";

  • No artigo feito na época de Ultra Street Fighter IV no site da Capcom japonesa, sobre a Decapre, foi publicado alguns artworks e anotações sobre as Dolls. Um deles, fazia referência ao final de Honda, onde ele consegue salvar Juni e Juli (e outras, talvez) e começa a treiná-las. Honda as alimenta, dá banho, dorme, cuida com todo amor e carinho até elas irem embora, casadas. Fofo. Agradeço a Saemi por ter me ajudado a entender o contexto dos ideogramas da imagem que deu para traduzir.

  • É conhecido que em Street Fighter Fighter Zero 2 Alpha (conhecido também como Street Fighter Zero 2 Dash e Street Fighter Alpha 2 Gold), caso o jogador pressionar o botão de start cinco vezes com o cursor em Sakura, era liberado cores extras. Só que, duas dessas cores, fazem referência a duas séries de jogos que são simuladores de encontro: Tokimeki Memorial (selecionando com o soco fraco) e Dokyuusei (chute fraco). No All About Street Fighter Zero 2 Alpha eles são chamados de estilos ki e mo (imagens de comparação por Red Cyclone).

Agradecimento ao Luiz Fernando por algumas informações adicionais que pus neste artigo numa das atualizações anteriores.

E não deixem de ler os outros artigos sobre a cronologia!

7 comentários:

Saikyo disse...

Dá pra discutir se os personagens extras da versão psp e gba realmente fazem parte da história.

Yun seria muito novo pra história (10 Anos), Maki até poderia contar mas pelo que passa pelo menos na história do CvS2(que dá algumas "dicas" de storyline de alguns perosnagens com poucas participações) ela não falou mais com o Guy, Eagle acho que como um personagem de SF1 acho que casaria bem no jogo mas ainda sim...qual seria a utilidade?

Mas é, Street Fighter Alpha ironicamente soa mais natural em cronologia que Street Fighter "Zero", se bem que Street Fighter nunca teve "um" no título mas daí seria ser chato demais haha.

Uma pena que pela leva de retcons fez o Akuma parecer não ser tão competente em lutas "até a morte", Gouken revive, Bison se foi morto no SF2 por ele era só "um clone"...e também tinha dúvidas se Adon estivesse vivo (final dele dava a crer que ele continuou procurando akuma e...morreu contra ele), mas SSFIV fez com que essa "teoria" fosse por agua a baixo.

Legal esclarecimento sobre storyline além de incitar discussão, não se vê todo dia em blogs brasileiros, não sabia que tinha linkado o GNO2, vou ver se faço um botão linkando para o seu blog Bia.

See Ya!

Avalanche(Lance) disse...

Fui atrás da parte um até pra ver se vc citava o Blanka, esse sim foi um fudido na cronologia ao enfiarem ele amigo do Dan.

Mas acho que vc esqueceu um detalhe Bia.

apesar da série ter esse nome, o torneio na história se chama World Warrior, e esse torneio não ocorre durante a série alpha/zero que é só os personagens se porreando pelas ruas.
Aliás a história do SF4 é paralela ao ultimo World Warrior,por exemplo, o Akuma e o Seth não são parte do torneio.

Também esqueceu de citar que o SF4 ocorre antes do 3.

no final aparentemente os torneios ficaram:

1-Ryu
2-Sem vencedor,já que o Akuma derrota o Bison no meio da Final)
4-Aparentemente Zanguief.
3-???

Agora essa do Sagat derrotar o Ryu, e o Ryu o atacar depois...bah não curti mesmo.

Saikyo disse...

Que eu saiba, quem ganhou o torneio do SF2 foi Guile.

SF3...só se sabe que nem Sean (porque a capcom odeia) nem Alex(porque perdeu pro Ryu) foram vencedores.

Avalanche(Lance) disse...

no 3 o Ryu também não ganhou, pois foi derrotado pelo Oro, esse por sua vez abandona o torneio após vencer o ryu.

As vezes acho que o vencedor do torneio foi o próprio Gill, já que no final dele ele slva um grupo de pessoas do apocalipse.

Cara no Word Warrior do SF2 a única coisa canonica que li foi que o Akuma atacava e derrubava o Bison na luta final, mas acredito que o campeão possa ser o Guile, pois na histórria ele era o mais forte.

Bia Chun-Li disse...

Avalanche, eu pus o seu lembrete no post referente ao SF II. E atualizei esse da Zero quanto ao caso de não ser um torneio, pois parece que não fui clara nesses aspecto. ^^ Quanto as suas outras citações, assim que escrever sobre o SF III e SF IV, irei por isso.

Nesses artigos mostro as mudanças que ocorrem e como a cronologia foi aos poucos sendo atualizada. No post de SF II, em um primeiro momento, a ordem cronológica era SF I > SF II. Com a atualizada de SF Zero, ficou SF I > SF Zero (série) > SF II.

E agradeço também pelos comentários Saikyo!!! =D

Anônimo disse...

Cada vez que a capcom mexe na história original, é uma facada na saga. Então o herói do SF1 passa a vilão (ganhando injustamente)? A índia Noembelu deixa de ter relação com o indio T-Hawk e passa a ser uma alemã a familiar da tribo? O jogo SF0 (Zero) passa a depois do SF1? Isto devia voltar às origens.

Anderson Castro disse...

A luta entre Ryu e Alex não foi pelo torneio.

Comentários