17 março 2010

E como fica a cronologia? 2ª parte

Nihao!!!!!!!!!! Chegamos a parte 2 do artigo. Antes de começarmos, alguns lembretes:


  • O objetivo destes posts é mostar a evolução e a modificação do storyline de Street Fighter com o passar dos anos, tirar dúvidas e algumas curiosidades. Se procura algo mais profundo quanto ao storyline, a ficha de um personagem, indico você ir em sites como o Fighters (que está sofrendo uma reformulação) , Street Fighter Web Site, Portal Versus, Fighters Generation, Game Faqs ou qualquer outro que propõe divulgar o storyline.
  • Os posts poderam sofrer alguma atualização ou modificação, caso se descubra novidades a respeito do game ou tenha alguma errata.
  • Encontrou alguma coisa errada? Tem alguma curiosidade (comprovada)? Pode mandar para mim nos comentários. Assim que tiver tempo disponível (eu tenho vida fora da internet xD) irei averiguar a veracidade da informação. No caso da curiosidade (mesmo que não tenha haver com o post) poderei publicá-la (na série de posts ou em outro post distinto) dando os devidos créditos. Nesse último caso peço fontes ou scans.
Pronto! Deixando esses pontos esclarecidos, vamos ao que interessa!!!!!!!!!!!!!!!!!! xD Apresento a fase que mudou drasticamente todo o storyline da série Street Fighter: Zero / Alpha.

A grande dúvida que paira na cabeça de muitos é se a fase Zero / Alpha ocorre antes ou depois de SF II. A resposta é simples meus queridos: ocorre antes. Vemos alguns personagens mais jovens como Ken e outros que nem tinham aparecido em jogo algum como Rose. Porém, essa série ocorre depois da SF 1! Sim, por incrível que possa parecer, SF Zero / Alpha ocorre depois da SF 1... isso me faz lembrar o "erro" que teve no gibi brasileiro de SF Zero / Alpha 3 escrito pelo Marcelo Cassaro... Esclarecido esse ponto, podemos prosseguir.

Na fase Zero / Alpha, nos é mostrado Ryu seguindo o seu rumo; como Sagat entrou para a Shadowlaw / Shadaloo; o início da perseguição de Chun Li a Vega / Bison; quem é o famoso amigo do Guile, Charlie; um pouco mais sobre o passado de Cammy; que fim levou alguns personagens da SF 1 e outros elementos que iriam mudar para sempre o storyline do jogo.

Os finais do primeiro game da fase Zero / Alpha não contam para a história oficial. Porém, existem alguns detalhes que devem ser considerados, como o convite que Vega / Bison entrega a Sagat em seu final e o encontro de Ken com Eliza no final deste. Apenas o segundo game é que contaria, de fato, para o storyline.


Ken conhece Eliza em seu final

Uma das mudanças ocorridas nesta fase foi a modificação ocorrida no final da luta de Ryu e Sagat em Street Fighter 1. Em vez de uma simples derrota que feriu o orgulho de Sagat, nos é apresentado a face negra do personagem Ryu, conhecido no Japão como Satsui no Hadou ni Mezameta Ryu e no ocidente como Evil Ryu. Na última luta do torneio SF 1, Sagat ganha de Ryu e educadamente estende a mão para o valoroso adversário. Neste momento, Ryu é consumido pelo Satsui no Hadou (fazendo ele se transformar no Evil Ryu) e desfere um poderoso shoryuken contra Sagat (que estava de guarda baixa) o derrotando. Devido a esta derrota desonrada, Sagat jura se vingar de Ryu um dia.


Evil Ryu

Outro detalhe interessante, é que finalmente nos é revelado quem cegou o olho de Sagat. O nome do infeliz é Go Hibiki, pai do lutador Dan Hibiki. Go cegou Sagat, mas perdeu a vida na luta.

Temos também Charlie Nash, o famoso amigo de Guile, que a partir desta saga, não morreu no Camboja, e sim investigando as atividades da Shadaloo.

Cammy, a loirinha sem memória, aparece bem mais jovem e trabalhando para a Shadaloo. Finalmente descobrimos sobre o seu terrível passado e de quebra, o plano bizarro de Bison de troca de corpos (Bison procura um corpo mais forte), que a princípio seria feito com Cammy (mas Bison preferiu ficar com o corpo de Ryu).

Conhecemos um pouco mais sobre Bison, que no passado dividiu a sua alma (expulsando a parte boa) para conseguir mais poder. A parte boa se tornou a italiana Rose, que planeja para-lo a qualquer custo.

Descobrimos que T. Hawk, muito antes do SF II, possuía problemas com a Shadaloo. Ele entra em SF Zero 3 para ir atrás da jovem Noembelu (pelo roteiro atual Juli - informação atualizada) que foi raptada de sua tribo e transformada em uma das "Shadaloo Dolls".

Personagens do Street Fighter 1 reaparecem, alguns com tramas interessantes, como Gen, que possui ligação com o pai de Chun Li (e a acompanha de longe), e está sofrendo de uma doença e procura morrer de forma digna, procurando um oponente forte (nesse caso Akuma) e outros para "encher linguiça" como Eagle.

Há a inclusão dos personagens de Final Fight, comprovando a ligação entre as duas franquias. E, ao contrário do que acontece em algumas séries quando há algum crossover deste tipo, a inclusão de Guy, Sodom, Rolento, Cody e Maki não compromete o storyline de seus games de origem.


Maki de Final Fight 2

Um detalhe que chama bastante a atenção é que, nos três primeiros jogos lançados (SF Zero/Alpha, SF Zero 2 /Alpha 2 e SF Zero 2 Alpha), o "chefão" mudava conforme os personagens. Outros fatores interessantes é que alguns personagens obrigatoriamente são seus adversários. Ex: ao escolher Chun Li ela, antes de enfrentar Bison, tem que enfrentar Ryu, Ryu antes de Akuma, enfrenta Ken e Sagat, etc. Em SF Alpha 2 e Zero 2 Alpha, havia os midboss, que eram personagens que poderiam interferir na luta. E cada midboss possuía alguma relação com o personagem que você escolhesse, como o fato de Sagat aparecer para Sakura, pois percebe que ela poderia ter alguma ligação com Ryu.

Em SF Alpha 3, todos (exceto Evil Ryu) enfrentam Bison no final e a maioria dos finais se encaixam. Alguns desses finais contam para o storyline do game. Dentre eles temos:

  • Ryu
  • Ken
  • Sakura
  • Sagat
  • Cammy
  • Juli
  • Juni
  • Balrog /Vega
  • Rose
  • Chun Li
  • Guile

A grande dúvida que paira no ar na cabeça de muitos (ainda), é o caso de Charlie Nash. Em SF Zero 1 ele morre. No SF Zero 2 também. E no SF Zero 3... Na maioria dos finais, inclusive o dele, ele sobrevive!!!! Bem o que acontece, é que nos finais que contam para o storyline (exceto o de Guile), esse detalhe é apócrifo. O único final que conta para o fim de Nash é o de Guile.

O que embaralha ainda mais o storyline dessa série é a inclusão de personagens que não contam em nada para o roteiro como Ingrid e Yun ou finais que são apócrifos para o storyline como o de Karin (apesar desta possuir uma relevante participação na história do jogo devido a sua rivalidade com Sakura).

Por fim, a cronologia fica deste jeito:

  • Street Fighter
  • Final Fight (que acontece durante o SF 1)
  • Street Fighter Zero / Alpha (1, 2 e 3)
  • Final Fight 2 (ocorre durante SF Zero 2 / Alpha 2 e seus acontecimentos terminam nos acontecimentos de Zero 3 / Alpha 3, o que explicaria a participação de Maki no último)
  • Street Fighter II (incluindo as Supers)
  • Final Fight 3 (na mesma época do SF II)
Bem, espero que este post tenha ajudado de alguma forma a compreensão, de uma maneira geral, da história do jogo. Quaisquer dúvidas, podem me perguntar! ^^ Eu não mordo!!!!!!!!!!!!!!! xD

Curiosidades:

  • A série Street Fighter Zero, ao contrário de SF I e SF II, não aconteceu em um torneio. Como pudemos perceber, cada personagem tinha seus próprios motivos para sair lutando, sem precisar de um torneio (trecho atualizado);



Evil Ryu no anime Street Fighter Alpha
  • Evil Ryu sua primeira aparição na saga Zero / Alpha, porém, sua participação no storyline se restringe apenas ao SF 1;
  • Evil Ryu surgiu em um mangá, escrito por Masahiko Nakahira. A Capcom gostou da idéia do personagem e o colocou no game;

  • Em SF Zero 2 ocorreu a única vitória de Ken sobre Ryu. Nas outras vezes que lutaram, Ryu se tornou vencedor (atualizado). E a faixa vermelha que Ryu usa na cabeça, foi dado por Ken, quando este o derrotou;


Karin Kanzuki em Sakura Ganbaru
  • Karin Kanzuki surgiu também em um mangá. Seu nome é Sakura Ganbaru que há pouco tempo foi lançado nos EUA;


Juli e Noembelu
  • Por algum motivo, em vez da Capcom fazer um sprite próprio para Noembelu, ela usou o de Juli. Isso fez com que muitos pudessem pensar que T. Hawk estaria atrás dela (fator "piorado" no game Namco vs Capcom em que Juli confirma ser uma Hawk). No anime Super Street Fighter IV - Juri OVA (que conta para o canon da série) e em Super Street Fighter IV, há a confirmação que de T. Hawk estava atrás apenas de Juli. Como T. Hawk tenta resgatar Juli pelo seu novo storyline (atualizado), tira um pouco a lógica do codinome das Shadaloo Dolls, que eram os meses do ano em suas possíveis línguas natais. Juli, por exemplo, significa Julho em alemão. Nos gibis da Udon, Juli é filha do médico da tribo de T. Hawk;



White or black? Black or white?
  • Birdie em SF 1 era branco!!!! A desculpa que a Capcom deu para a mudança da cor da pele do personagem, é que na época de SF 1 ele estaria doente;



Ingrid no flyer de Capcom Fighting All Stars
  • Ingrid surgiu no jogo Capcom Fighting All Stars, que foi cancelado. Ela foi aproveitada em Capcom Fighting Mug... Jam;


Notem as semelhanças!!! xD
  • Dan é uma paródia do personagens Ryo Sakazaki e Robert Garcia da franquia Art of Fight da SNK.

7 comentários:

Saikyo disse...

Dá pra discutir se os personagens extras da versão psp e gba realmente fazem parte da história.

Yun seria muito novo pra história (10 Anos), Maki até poderia contar mas pelo que passa pelo menos na história do CvS2(que dá algumas "dicas" de storyline de alguns perosnagens com poucas participações) ela não falou mais com o Guy, Eagle acho que como um personagem de SF1 acho que casaria bem no jogo mas ainda sim...qual seria a utilidade?

Mas é, Street Fighter Alpha ironicamente soa mais natural em cronologia que Street Fighter "Zero", se bem que Street Fighter nunca teve "um" no título mas daí seria ser chato demais haha.

Uma pena que pela leva de retcons fez o Akuma parecer não ser tão competente em lutas "até a morte", Gouken revive, Bison se foi morto no SF2 por ele era só "um clone"...e também tinha dúvidas se Adon estivesse vivo (final dele dava a crer que ele continuou procurando akuma e...morreu contra ele), mas SSFIV fez com que essa "teoria" fosse por agua a baixo.

Legal esclarecimento sobre storyline além de incitar discussão, não se vê todo dia em blogs brasileiros, não sabia que tinha linkado o GNO2, vou ver se faço um botão linkando para o seu blog Bia.

See Ya!

Avalanche(Lance) disse...

Fui atrás da parte um até pra ver se vc citava o Blanka, esse sim foi um fudido na cronologia ao enfiarem ele amigo do Dan.

Mas acho que vc esqueceu um detalhe Bia.

apesar da série ter esse nome, o torneio na história se chama World Warrior, e esse torneio não ocorre durante a série alpha/zero que é só os personagens se porreando pelas ruas.
Aliás a história do SF4 é paralela ao ultimo World Warrior,por exemplo, o Akuma e o Seth não são parte do torneio.

Também esqueceu de citar que o SF4 ocorre antes do 3.

no final aparentemente os torneios ficaram:

1-Ryu
2-Sem vencedor,já que o Akuma derrota o Bison no meio da Final)
4-Aparentemente Zanguief.
3-???

Agora essa do Sagat derrotar o Ryu, e o Ryu o atacar depois...bah não curti mesmo.

Saikyo disse...

Que eu saiba, quem ganhou o torneio do SF2 foi Guile.

SF3...só se sabe que nem Sean (porque a capcom odeia) nem Alex(porque perdeu pro Ryu) foram vencedores.

Avalanche(Lance) disse...

no 3 o Ryu também não ganhou, pois foi derrotado pelo Oro, esse por sua vez abandona o torneio após vencer o ryu.

As vezes acho que o vencedor do torneio foi o próprio Gill, já que no final dele ele slva um grupo de pessoas do apocalipse.

Cara no Word Warrior do SF2 a única coisa canonica que li foi que o Akuma atacava e derrubava o Bison na luta final, mas acredito que o campeão possa ser o Guile, pois na histórria ele era o mais forte.

Bia Chun-li disse...

Avalanche, eu pus o seu lembrete no post referente ao SF II. E atualizei esse da Zero quanto ao caso de não ser um torneio, pois parece que não fui clara nesses aspecto. ^^ Quanto as suas outras citações, assim que escrever sobre o SF III e SF IV, irei por isso.

Nesses artigos mostro as mudanças que ocorrem e como a cronologia foi aos poucos sendo atualizada. No post de SF II, em um primeiro momento, a ordem cronológica era SF I > SF II. Com a atualizada de SF Zero, ficou SF I > SF Zero (série) > SF II.

E agradeço também pelos comentários Saikyo!!! =D

Anônimo disse...

Cada vez que a capcom mexe na história original, é uma facada na saga. Então o herói do SF1 passa a vilão (ganhando injustamente)? A índia Noembelu deixa de ter relação com o indio T-Hawk e passa a ser uma alemã a familiar da tribo? O jogo SF0 (Zero) passa a depois do SF1? Isto devia voltar às origens.

Anderson Castro disse...

A luta entre Ryu e Alex não foi pelo torneio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...