01 outubro 2017

Conheça os rascunhos de Street Fighter II


Essa postagem foi feita originalmente no dia 23 de agosto de 2007, sendo re-escrita agora (pela terceira vez).

Eu sei que essa curiosidade é antiga, mas, é sempre bom relembrar não? Então, vamos conhecer um poucos dos rascunhos envolvendo SF II!

Eu encontrei esse material no Fórum Retrobits (créditos a Allejo e a Agente Rolf, que traduziu alguns ideogramas).

O começo de tudo


Como devem saber, quando a Capcom estava idealizando o Street Fighter II, este seria o Final Fight. Mas devido a algumas mudanças, resolveram seguir um projeto mais fiel ao jogo Street Fighter I.
Na figura acima, temos os primeiros esboços de 1988, dando continuidade a fórmula de SF I.

Cover da edição nº 1 japonesa encadernada do mangá de Street Fighter por Masaomi Kanzaki
A princípio, o torneio seria feito numa grande ilha, com vários campos de luta (ideia que, de certa forma, seria reaproveitada na série de mangás feita por Masaomi Kanzaki).

Logo de cara percebemos, que quanto aos personagens, excetuando a feminina (que demonstra logo de cara a existência da personagem Chun-Li, ao menos nas características físicas), nenhum deles lembra os personagens finais de SF II. Abaixo seguem os nomes dos cenários e dos personagens (da direita para a esquerda, já que o scan foi tirado de um livro japonês):


*Cenários

Japonês:

(スクロールのイメージ)
1ステージ「街の中」
2ステージ「船の上」
3ステージ「滝の前」
4ステージ「森の中」
5ステージ「洞窟」
6ステージ「橋の上」
7ステージ「崖の上の神殿」

Em romanji:
(Scroll no image)
1 Stage [Machi no Naka]
2 Stage [Fune no Ue]
3 Stage [Taki no Mae]
4 Stage [Mori no Naka]
5 Stage [Doukutsu]
6 Stage [Hashi no Ue]
7 Stage [Gake no Ue no Shinden]

Tradução do japonês:
Estágio 1 [No meio da cidade]
Estágio 2 [Sobre o barco]
Estágio 3 [Entre a cachoeira]
Estágio 4 [No meio da floresta]
Estágio 5 [Caverna]
Estágio 6 [Sobre a ponte]
Estágio 7 [Sobre o templo do penhasco]

Personagens

1 – Sakurada Gashou
2 – Chi
3 – Bunbobo
4 – Dick Jumpsey
5 – Tahelmaya
6 – Shiruke Mera
7 – Great Tiger
8 – Anabebe

É interessante observar que a ideia de um lutador mascarado como El Fuerte, vem de longa data.
A segunda imagem nos apresenta uma pequena galeria de  personagens e cenários cortados da versão final.

Da esquerda para a direita:
  • Um personagem que parece ter saído da série Hokuto no Ken (conhecido também por The Fist of the North Star). O leitor Jean Pedroso notou uma certa semelhança entre esse personagem e o Aleksey Zalazof/Biff Slamkovich de Slam Masters, podendo mesmo até ser um protótipo dele (mas lembrando, que isso é apenas uma teoria de fã, um rumor, devido a semelhança); 
  • Um policial, aparentemente da tropa de choque; 
  • Um lutador mascarado estilo El Fuerte, só que com uma máscara de tigre; 
  • Um tiozinho de chicote chamado Zubaz; 
  • Um velhinho de tanga com um bastão de secções; 
  • Um ninja (seria parente do Geki?); 
  • Um lutador genérico seguindo um pouco os moldes do personagem chupado de Hokuto no Ken;
  • Um gordinho de uma tribo qualquer com uma lança na mão.



Agora temos uma imagem que já deixa bem claro muita coisa do SF II. Estão presentes todos os 8 personagens clássicos, incluindo Vega (M. Bison, como é conhecido aqui no ocidente). Algo que merece destaque aqui são os cenários: o interior de um templo, a paisagem vista na parte superior do trem (a luta seria em cima de um trem!!!!!!!!!!!!!!! xD) e uma paisagem oriental, nenhum deles utilizados na versão final. Outra curiosidade interessante é o nome de alguns dos personagens:
  • Honda se chama Sumo;
  • Blanka teria a alcunha de Beast Man;
  • Chun Li possui o nome de China-Daughter;
  • Dhalsim possui o “criativo” nome de Indian;
  • Zangief, de todos os personagens teria o nome mais cômico: VODKA GOBALSKY! Na opinião de Allejo, o autor original; “Caras, pq a CAPCOM não manteve esse nome pro Zangief! Imagine tomando uma surra do VODKA?”

Mais alguns rascunhos dos personagens. Da direita para a esquerda:


  • Zangief, em um belo rascunho e com uma âncora no braço (I’m Popeye, the sailor man… xD);
  • Ryu, e percebam que a manga do gi não é rasgada como ficou na versão final;
  • Blanka, que está praticamente irreconhecível – e seu nome neste momento sofreu mais uma mudança, de Beast Man para Hamablanka;
  • Ganesha (o deus elefante filho de Shiva e Parvati – ao menos em parte já que Parvati o gerou sozinha) participaria como personagem jogável?? O.o Ainda bem que não colocaram essa idéia para frente, pois isso poderia arrumar encrenca com algum hinduísta. Ganesha é o deus da felicidade, da fortuna e o destruidor de obstáculos mas, seria um tanto exagerado o colocar trocando socos e chutes com alguém. Ganesha aparece na saga Street Fighter, mas apenas sendo parte do cenário do Dhalsim em SF II, SF II’, SF II’ Turbo, Super SF II, Super SF II Turbo e SF Zero/Alpha 2 (incluindo o SF Zero 2 Alpha);
  • Chun Li nas últimas imagens. A primeira, parecendo uma personagem bonitinha de mangá e a segunda, um belo desenho de Akiman, seu criador, mostrando ela tanto no seu traje de policial (que só viria ser utilizado no seu segundo final de Super SFII e Super SF II Turbo) quanto a sua roupa tradicional de luta.

Por último, temos essa imagem, que foi divulgada anos atrás (parcialmente) na revista Game Power.

Balrog/Vega, em vez de ser um ninja espanhol sádico é um cavaleiro templário ou apenas um cavaleiro genérico do tempo das cruzadas. Lembro que quando saiu essa foto na revista, foi divulgado que a Capcom não utilizou esta versão de Balrog/Vega pra evitar atritos com a Igreja Católica Romana. Ao lado deste artwork, podemos observar outro, de um cara fortão, que também seria Balrog/Vega.

Na extremidade esquerda, existe alguns esboços dos finais de Ken, Guile e Chun Li. Ao lado rascunhos dos cenários de Zangief e Ken.

Balrog/Vega - O cavaleiro das cruzadas!!
Essas imagens, até serem postadas no Retrobits eram verdadeiras raridades na internet. E para quem curte saber como surgiu o seu fighting game predileto, é um belo material!^^

Nenhum comentário:

Comentários