Nihao! Finalmente chegamos a última temporada de SF V! Ame ou odeie o jogo, ele teve bastante atualizações neste tempo e até uma temporada a mais. Apesar do lançamento rodeado de críticas, como o jogo ter cara de incompleto, ele conseguiu uma vida até que longa (diferente de alguns concorrentes que foram lançados depois).
Sem contar os haters, que mesmo tendo jogos até melhores (em jogabilidade e fatores complementares) ou mais completos que SF V, preferem ficar xingando o jogo em vez de jogar outra coisa (esse povo eu nunca irei entender).
Essa última temporada é marcada pela saída de Ono da Capcom, que ocorreu no ano anterior. A saída de Ono, na época, fez muitos questionarem como ficaria o jogo daqui pra frente, seja para bem ou para mal. Até porque, mesmo Ono sendo um cara carismático, existem diversas críticas sobre o seu trabalho em SF. Tanto que, quando começaram os preparativos para o anúncios, alguns ficaram ansiosos.
E desta vez a Capcom nos surpreendeu, anunciando em 5 de agosto quatro dos cinco personagens presentes nesta temporada: Dan, Rose, Oro e Akira. Fora, claro, a pequena trollada, Eleven, que muitos pensaram ser o último personagem, mas não passava de ser um bônus.
Antes de ir aos personagens, esta é a última parte (assim eu espero) da pequena série comentando as reações do público sobre os personagens das temporadas, a partir da segunda. Caso queira ler os artigos anteriores, pode clicar em quaisquer links abaixo:
- SF V: Uma retrospectiva dos personagens desta temporada
- SF V: Retrospectiva dos personagens da 3ª Temporada
- SF V: Retrospectiva dos personagens da 4ª Temporada
E mais um lembrete: este artigo estou fazendo totalmente de memória, então caso alguém queira me dar um toque e corrigir ou sugerir uma edição, fique a vontade.
Então, agora, iremos aos personagens.
Dan
A volta de Dan até que foi uma surpresa para alguns. Outros até especulavam se a teoria de que Kage tomou posse do corpo de Dan seria confirmada, com a introdução do personagem ao cast, o que não aconteceu.
Na lore, vemos o mesmo Dan de sempre, a grande piada dentre os lutadores, que ainda com uma inveja de seu amigo Blanka, tenta emplacar o seu próprio mascote. Mas se Dan é o grande fracassado na lore de SF, o mesmo não se poderia dizer do personagem durante um tempo, ao se jogar com ele.
Dan veio extremamente forte, com direito a combos infinitos, e a "formas de humilhar jogador de Gouki/Akuma que queira aplicar o Shun Goku Satsu".
Era um personagem bem fácil de se fazer combos devastadores, sem contar que algumas de suas provocações, se bem utilizadas, eram boas esquivas de ataque, que ainda poderiam infligir dano, mesmo que pequeno, ao adversário.
Com as atualizações, Dan ficou um pouco mais equilibrado, perante ao restante do cast e em algumas tier list mostra o quanto ele foi nerfado.
Rose
Ah, Rose, nossa cartomante favorita! Por ser bem querida, foi bem recebida e , mesmo sendo suspeita para falar, curtiram a atualização que deram em seus movimentos.
O pessoal mais atento percebeu diversas referências em relação a eles, sejam vindos de uma de suas inspirações, Lisa Lisa de JoJo ou de seu ex-companheiro de alma e mestre na lore do jogo, Vega/Bison.
E as referências não param unicamente em seus movimentos, seus trajes secundários deixam explícito isso. Claro, teve umas críticas, como o fato de alguns afirmarem que ela ficou parecida com uma boneca de plástico em seu traje principal. Mas nada que a estragasse.
Mas, saindo da parte visual, Rose trouxe novamente consigo o seu Soul Satelite (que se bem usado, causa estragos) e uma técnica nova, usando suas cartas de tarô, o que aumentava a estratégia do jogador em batalha.
Comparada com Dan, não chegava a ser uma personagem estupidamente forte no seu lançamento, sendo um pouco mais equilibrada e requerendo um pouco mais de dedicação, mesmo entre os jogadores mais antigos.
Porém, o grande burburinho envolvendo a personagem não foi na parte competitiva e sim em seu modo história, onde ela enfrenta G e termina tendo a visão do que seria praticamente o apocalipse daquela linha do tempo de SF, rendendo diversas teorias do que poderia ser, coisa que falo mais detalhadamente aqui.
Oro
Outra surpresa, que até dividiu opiniões, seja por conta de "trauma" em lutar contra o personagem, seja por gostar dele ou por odiá-lo por qualquer motivo. Porém, devemos destacar que a recepção, mesmo tendo comentários divergentes, foi boa.
Um papo que rolava com alguns jogadores era se Oro viria mais comportado, até porque, bem, é de conhecimento público que ele mostrava seus "orinhos" em SF III, já que não utilizava roupas de baixo. Mas para o alívio (ou não) da galera, Oro resolveu ser mais cuidadoso! xD
E no que se refere ao jogo em si, Oro na estreia veio como um personagem bem forte, conseguindo bater de frente contra personagens como Urien, sendo uma boa pedida para jogadores mais ofensivos. E claro, era fácil de encontrar, na época de seu lançamento, vídeos mostrando combos devastadores e contras utilizando o velho ermitão, onde ele era o grande vitorioso.
O seu modo história foi bem interessante, dando alguns pistas que são um prato feito para quem curte teorizar sobre a lore. Nada de extremamente revelador como Rose, mas que deixa o jogador surpreso.
Akira
Akira, de fato, foi a grande estrela do anúncio com os personagens! Por mais que já tínhamos uma confirmação de SF e RS se passarem no mesmo universo, absolutamente ninguém esperava que teríamos um personagem de Rival Schools.
A surpresa foi tanta, MAS TANTA, que o nome da personagem chegou a ficar em destaque nos trending topics do Twitter após o anúncio!
Akira trouxe algumas mecânicas de seu jogo de origem, o que a tornou uma personagem diferenciada que exige um pouco mais de treino dos jogadores, isso somado ao fato que mesmo em Rival Schools, ela não era considerada uma personagem fácil de se dominar.
E mesmo com Akira sendo uma personagem que requer mais estratégia e carinho, não demorou muito para os jogadores revelarem o potencial da personagem, com combos que destruíam o adversário. Podemos dizer que na época de seu lançamento, ela veio tão forte quanto Oro.
E assim como Rose, que teve referências em seus trajes, Akira segue pela mesma linha, deixando os jogadores nostálgicos nas nuvens, pois eles possuem relação direta com o seu jogo de origem, o que a fez tornar uma waifu bem querida.
O ponto da discórdia com ela, foi algo que seria mais por culpa da Capcom na hora de adaptar os jogos no passado: o burburinho dela ser claramente mais nova que Sakura e ainda estar em idade colegial. Como já dito aqui no blog, tanto no artigo sobre Rival Schools quanto na explicação da thread feita pelo Red Cyclone, Rival Schools, na lore japonesa, se passa nos anos 90, ou seja, após os acontecimentos da série Zero/Alpha, algo que foi ignorado nas versões ocidentais. Fora a própria questão de Sakura, que já expliquei aqui também.
E claro, após o anúncio de Luke, muitos concordam que ela é que deveria ter sido a última personagem a ser revelada, devido tamanha surpresa.
Eleven
Eleven foi um caso curioso. Devido a um vazamento no Twitch, em fevereiro deste ano, pensava-se que ele era o último personagem, o que fez com que praticamente todo o mundo xingasse a Capcom, já que Eleven é pode ser chamado de um "random select gourmet", similar ao Mokujin da série Tekken.
Mas, para a surpresa de todos, Eleven é apenas um personagem bônus, confirmando de vez que não era o último personagem.
Devido a sua natureza de se transformar em algum personagem aleatório do cast, a jogabilidade dele possui as qualidades e defeitos do personagem escolhido.
E apesar da péssima recepção de início devido ao vazamento, Eleven terminou ganhando adeptos e até mesmo algumas piadas relacionadas a aparência dos personagens que ele se transforma (incluindo umas um tanto safadinhas, falando que os personagens parecem que foram feitos de "leite"...).
Luke
Eis o último personagem, que sofreu um pouco da "síndrome de Decapre" desta temporada!
Luke, como dito aqui anteriormente, teve uma recepção um tanto mista: teve quem adorou, quem odiou, quem achou genérico, quem curtiu algo nele e odiou também e por aí vai. Bem, eu falei bastante dele neste artigo.
E quanto a jogabilidade? Apesar das críticas quanto ao visual genérico (e mais um loiro), Luke já estreou com apelações, vide sua magia:
E claro, fracassos, como a forma ridícula de se anular o EX Sand Blaster durante seu V-Trigger:
I didn’t know it was -6 😂 #xianluke #SFV_luke pic.twitter.com/jsGO5eiv11
— RΛZΞR Xian (@XianMSG) November 29, 2021
Apesar desse último detalhe, os jogadores estão fazendo combinações interessantes com ele, mostrando que, se bem usado, apesar do V-Trigger, Luke pode ser um personagem extremamente forte.
Espera-se que a Capcom, com o passar do tempo, faça atualizações no personagem, o tornando mais equilibrado.
E, apesar das críticas, e também do fato que ele provavelmente teria sido melhor recepcionado se tivesse sido anunciado no lugar de Akira, que foi a grande surpresa desta temporada, ele ganhou seus fãs. Além de ser um personagem charmoso, possuindo uma personalidade bacana, possui um moveset interessante e divertido de se jogar, o que compensa um pouco o design tenebroso.
Assumo que não estranharia se ele se tornasse o husbando de alguém.
E chegamos ao fim deste artigo. O que acharam desta nova leva? Alguém ansioso para o SF VI?
Irei ficando por aqui. Caso não consiga dar as caras aqui, um feliz natal e um próspero ano novo a todos. See ya!!!