18 dezembro 2021

SF V: Retrospectiva dos personagens da 5ª Temporada

Nihao! Finalmente chegamos a última temporada de SF V! Ame ou odeie o jogo, ele teve bastante atualizações neste tempo e até uma temporada a mais. Apesar do lançamento rodeado de críticas, como o jogo ter cara de incompleto, ele conseguiu uma vida até que longa (diferente de alguns concorrentes que foram lançados depois). 

Sem contar os haters, que mesmo tendo jogos até melhores (em jogabilidade e fatores complementares) ou mais completos que SF V, preferem ficar xingando o jogo em vez de jogar outra coisa (esse povo eu nunca irei entender).

Essa última temporada é marcada pela saída de Ono da Capcom, que ocorreu no ano anterior. A saída de Ono, na época, fez muitos questionarem como ficaria o jogo daqui pra frente, seja para bem ou para mal. Até porque, mesmo Ono sendo um cara carismático, existem diversas críticas sobre o seu trabalho em SF. Tanto que, quando começaram os preparativos para o anúncios, alguns ficaram ansiosos.

E desta vez a Capcom nos surpreendeu, anunciando em 5 de agosto quatro dos cinco personagens presentes nesta temporada: Dan, Rose, Oro e Akira. Fora, claro, a pequena trollada, Eleven, que muitos pensaram ser o último personagem, mas não passava de ser um bônus.

Antes de ir aos personagens, esta é a última parte (assim eu espero) da pequena série comentando as reações do público sobre os personagens das temporadas, a partir da segunda. Caso queira ler os artigos anteriores, pode clicar em quaisquer links abaixo:

E mais um lembrete: este artigo estou fazendo totalmente de memória, então caso alguém queira me dar um toque e corrigir ou sugerir uma edição, fique a vontade.

Então, agora, iremos aos personagens.

Dan

A volta de Dan até que foi uma surpresa para alguns. Outros até especulavam se a teoria de que Kage tomou posse do corpo de Dan seria confirmada, com a introdução do personagem ao cast, o que não aconteceu.

Na lore, vemos o mesmo Dan de sempre, a grande piada dentre os lutadores, que ainda com uma inveja de seu amigo Blanka, tenta emplacar o seu próprio mascote. Mas se Dan é o grande fracassado na lore de SF, o mesmo não se poderia dizer do personagem durante um tempo, ao se jogar com ele.

Dan veio extremamente forte, com direito a combos infinitos, e a "formas de humilhar jogador de Gouki/Akuma que queira aplicar o Shun Goku Satsu".

Era um personagem bem fácil de se fazer combos devastadores, sem contar que algumas de suas provocações, se bem utilizadas, eram boas esquivas de ataque, que ainda poderiam infligir dano, mesmo que pequeno, ao adversário.

Com as atualizações, Dan ficou um pouco mais equilibrado, perante ao restante do cast e em algumas tier list mostra o quanto ele foi nerfado.


Rose

Ah, Rose, nossa cartomante favorita! Por ser bem querida, foi bem recebida e , mesmo sendo suspeita para falar, curtiram a atualização que deram em seus movimentos.

O pessoal mais atento percebeu diversas referências em relação a eles, sejam vindos de uma de suas inspirações, Lisa Lisa de JoJo ou de seu ex-companheiro de alma e mestre na lore do jogo, Vega/Bison. 


E as referências não param unicamente em seus movimentos, seus trajes secundários deixam explícito isso. Claro, teve umas críticas, como o fato de alguns afirmarem que ela ficou parecida com uma boneca de plástico em seu traje principal. Mas nada que a estragasse.

Mas, saindo da parte visual, Rose trouxe novamente consigo o seu Soul Satelite (que se bem usado, causa estragos) e uma técnica nova, usando suas cartas de tarô, o que aumentava a estratégia do jogador em batalha.

Comparada com Dan, não chegava a ser uma personagem estupidamente forte no seu lançamento, sendo um pouco mais equilibrada e requerendo um pouco mais de dedicação, mesmo entre os jogadores mais antigos.

Porém, o grande burburinho envolvendo a personagem não foi na parte competitiva e sim em seu modo história, onde ela enfrenta G e termina tendo a visão do que seria praticamente o apocalipse daquela linha do tempo de SF, rendendo diversas teorias do que poderia ser, coisa que falo mais detalhadamente aqui.


Oro

Outra surpresa, que até dividiu opiniões, seja por conta de "trauma" em lutar contra o personagem, seja por gostar dele ou por odiá-lo por qualquer motivo. Porém, devemos destacar que a recepção, mesmo tendo comentários divergentes, foi boa.

Um papo que rolava com alguns jogadores era se Oro viria mais comportado, até porque, bem, é de conhecimento público que ele mostrava seus "orinhos" em SF III, já que não utilizava roupas de baixo. Mas para o alívio (ou não) da galera, Oro resolveu ser mais cuidadoso! xD

E no que se refere ao jogo em si, Oro na estreia veio como um personagem bem forte, conseguindo bater de frente contra personagens como Urien, sendo uma boa pedida para jogadores mais ofensivos. E claro, era fácil de encontrar, na época de seu lançamento, vídeos mostrando combos devastadores e contras utilizando o velho ermitão, onde ele era o grande vitorioso.

O seu modo história foi bem interessante, dando alguns pistas que são um prato feito para quem curte teorizar sobre a lore. Nada de extremamente revelador como Rose, mas que deixa o jogador surpreso.


Akira

Akira, de fato, foi a grande estrela do anúncio com os personagens! Por mais que já tínhamos uma confirmação de SF e RS se passarem no mesmo universo, absolutamente ninguém esperava que teríamos um personagem de Rival Schools.

A surpresa foi tanta, MAS TANTA, que o nome da personagem chegou a ficar em destaque nos trending topics do Twitter após o anúncio!

Akira trouxe algumas mecânicas de seu jogo de origem, o que a tornou uma personagem diferenciada que exige um pouco mais de treino dos jogadores, isso somado ao fato que mesmo em Rival Schools, ela não era considerada uma personagem fácil de se dominar.

E mesmo com Akira sendo uma personagem que requer mais estratégia e carinho, não demorou muito para os jogadores revelarem o potencial da personagem, com combos que destruíam o adversário. Podemos dizer que na época de seu lançamento, ela veio tão forte quanto Oro.

E assim como Rose, que teve referências em seus trajes, Akira segue pela mesma linha, deixando os jogadores nostálgicos nas nuvens, pois eles possuem relação direta com o seu jogo de origem, o que a fez tornar uma waifu bem querida.

O ponto da discórdia com ela, foi algo que seria mais por culpa da Capcom na hora de adaptar os jogos no passado: o burburinho dela ser claramente mais nova que Sakura e ainda estar em idade colegial. Como já dito aqui no blog, tanto no artigo sobre Rival Schools quanto na explicação da thread feita pelo Red Cyclone, Rival Schools, na lore japonesa, se passa nos anos 90, ou seja, após os acontecimentos da série Zero/Alpha, algo que foi ignorado nas versões ocidentais. Fora a própria questão de Sakura, que já expliquei aqui também.  

E claro, após o anúncio de Luke, muitos concordam que ela é que deveria ter sido a última personagem a ser revelada, devido tamanha surpresa.


Eleven

Eleven foi um caso curioso. Devido a um vazamento no Twitch, em fevereiro deste ano, pensava-se que ele era o último personagem, o que fez com que praticamente todo o mundo xingasse a Capcom, já que Eleven é pode ser chamado de um "random select gourmet", similar ao Mokujin da série Tekken.

Mas, para a surpresa de todos, Eleven é apenas um personagem bônus, confirmando de vez que não era o último personagem.

Devido a sua natureza de se transformar em algum personagem aleatório do cast, a jogabilidade dele possui as qualidades e defeitos do personagem escolhido.

E apesar da péssima recepção de início devido ao vazamento, Eleven terminou ganhando adeptos e até mesmo algumas piadas relacionadas a aparência dos personagens que ele se transforma (incluindo umas um tanto safadinhas, falando que os personagens parecem que foram feitos de "leite"...).


Luke

Eis o último personagem, que sofreu um pouco da "síndrome de Decapre" desta temporada! 

Luke, como dito aqui anteriormente, teve uma recepção um tanto mista: teve quem adorou, quem odiou, quem achou genérico, quem curtiu algo nele e odiou também e por aí vai. Bem, eu falei bastante dele neste artigo.

E quanto a jogabilidade? Apesar das críticas quanto ao visual genérico (e mais um loiro), Luke já estreou com apelações, vide sua magia:

E claro, fracassos, como a forma ridícula de se anular o EX Sand Blaster durante seu V-Trigger:

Apesar desse último detalhe, os jogadores estão fazendo combinações interessantes com ele, mostrando que, se bem usado, apesar do V-Trigger, Luke pode ser um personagem extremamente forte.

Espera-se que a Capcom, com o passar do tempo, faça atualizações no personagem, o tornando mais equilibrado.

E, apesar das críticas, e também do fato que ele provavelmente teria sido melhor recepcionado se tivesse sido anunciado no lugar de Akira, que foi a grande surpresa desta temporada, ele ganhou seus fãs. Além de ser um personagem charmoso, possuindo uma personalidade bacana, possui um moveset interessante e divertido de se jogar, o que compensa um pouco o design tenebroso. 

Assumo que não estranharia se ele se tornasse o husbando de alguém.

E chegamos ao fim deste artigo. O que acharam desta nova leva? Alguém ansioso para o SF VI?

Irei ficando por aqui. Caso não consiga dar as caras aqui, um feliz natal e um próspero ano novo a todos. See ya!!!

16 dezembro 2021

Takayuki Nakayama visita a SNK

Ontem, Takayuki Nakayama fez um tweet que deixou muita gente com a pulga atrás da orelha: Ele visitou o escritório da SNK!

Claro, quem acompanha o Nakayama no Twitter sabe que, além dele postar bastante coisa sobre SF e a Capcom, como curiosidades sobre os jogos anteriores da franquia e divulgação da empresa, ele é um verdadeiro apaixonado por jogos de luta, além de demonstrar um carinho por franquias da SNK, chegando a interagir sobre quem seria os novos personagens de KOF XV, fazendo brincadeiras e até mesmo a visitar uma exposição de Art of Fighting.

Por isso, apesar de aparentar ser de uma visita amistosa, pois o Nakayama demonstra se dar bem com o pessoal da SNK e ainda ser fã de diversos jogos dela, muitos não se perguntam se não pode ter alguma coisa por trás.

Quem sabe uma nova parceria possa estar sendo negociada, já que muitos sonham com um novo jogo de Capcom vs SNK / SNK vs Capcom. Sonhar não custa nada, né?

08 dezembro 2021

Luke, o último personagem de SF V - Alguns comentários

Nihao, quanto tempo, né? Bem, como todos sabem, tenho uma vida corrida fora do blog, cuidando das crias e tendo outros afazeres. Mas, quando me é possível, procuro jogar um pouco para me distrair e, já ue a Capcom lançou finalmente o último personagem da temporada final, Luke, vamos para impressões que tive dele.

Se tem algo que Luke me fez lembrar bem é a minha vontade de elogiar e xingar a Capcom ao mesmo tempo! Sério, não estou brincando!

Luke é um personagem sem muitos mistérios para se "pegar o jeito" (diferente de Menat, por exemplo) e sair jogando. Desde o dia de seu anúncio, eu comentei que alguns amigos e meu marido que eu tinha curtido o moveset do personagem. E mesmo eu, enquanto jogava me perguntando qual seria a melhor maneira de usar alguns movimentos, ele não me decepcionou, achei bacana seu estilo. Claro, jogadores estão descobrindo que o personagem pode ser forte demais em alguns golpes e ser um lixo completo em outros, mas isso são detalhes para eu comentar no último artigo com a retrospectiva dos personagens da última temporada.

O tema musical dele me faz lembrar de jogos clássicos da Capcom como Final Fight e Captain Commando, o que taz uma certa nostalgia gostosa.

Caso não consiga visualizar o player, favor clicar aqui.

O modo história de Luke, mesmo não tendo absolutamente nada que seja realmente revelador (e isso é um ponto fraco), como o de Ed ou Rose, e nem comédia para fazer o jogador rir, como foi o caso de Abigail, não chega a ser tão decepcionante, é simples e ao menos conta a sua motivação, assim como a sua ligação com o personagem Guile.

Ele novinho é a cara do Nick Carter! 

E agora você deve estar se perguntando, como após alguns pontos positivos, eu tenho vontade de xingar a empresa? Bem, isso é devido ao design horroroso que deram ao personagem, principalmente no que se refere ao traje principal. E sendo bem sincera, achei ele mais bacana com a cabeça raspada como mostra nesta arte de conceito.

Mas, sendo bem justa, eu curti bastante o terceiro traje dele, que me fez lembrar bastante do personagem Dean de Final Fight 3.

Como comentei neste artigo, tive uma sensação de flashback da Decapre. Talvez se Luke tivesse sido anunciado no lugar de Akira e ela sendo de fato a última, a recepção poderia ter sido outra.

Vamos ser sinceros, ninguém esperava algum personagem de Rival Schools sendo jogável e seria perfeito se Akira fosse a última personagem. Com isso a recepção de Luke poderia ser comparável a de outros novatos como Zeku ou Falke, o que por si só, teria sido bem mais positivo.

Luke ao vencer Vega/Bison

Até porque o personagem é carismático e, apesar do design meio genérico, possui uma personalidade cativante para algumas pessoas. Eu mesma, morri de rir lendo cada frase de vitória dele no modo arcade/versus. Sem contar que assumo, ele é um personagem até que atraente. Como até um amigo do Face notou (dizendo que deve ter algum fetichista na produção do jogo - o que não seria surpresa nenhuma, vide casos sobre as coxas da Chun-Li e a bunda do Victor de Darkstalkers), além do corpo dele em si ser bem bonito e sedutor, as tatuagens e alguns detalhes, como até o fato dele ter sido um militar e o jeito jovial pode ser um prato cheio para alguns. Sem contar, óbvio, que os artistas baras iriam adorar! Sim, ao contrário de alguns comentários que você encontra na internet, SF V é um exemplo de jogo onde tanto homens quanto mulheres podem ser bem sensuais.

Ou seja, a decisão de tê-lo deixado por último, ofuscou o brilho que o personagem tem, apesar do seu design genérico, mesmo a Capcom sinalizando que ele possui pistas para o futuro da franquia, com direito a alguns teorizarem que a sua data de nascimento possa indicar o anúncio de SF VI.

E vocês, gostaram do Luke? Curtiram o seu estilo de jogo? Que teorias vocês têm sobre o futuro da franquia?

Irei ficando por aqui. Assim que possível, publicarei sobre como foi a recepção de todos os personagens desta última temporada. Então, até a próxima!!! 

06 dezembro 2021

Fã cria animação em homenagem a SF - 3rd Strike

Nihao! Era para ter postado ontem, mas não deu! xD

No dia 4 de dezembro no Twitter e no YouTube, foi publicada uma animação muito bacana, criada pelo artista KathaN em homenagem a Street Fighter III - 3rd Strike! Confira:

Caso não consiga visualizar o player, clique aqui.

Ao assistir esta pequena animação, alguns fãs começaram a se perguntar porque a Capcom não produz outro anime para a franquia, visto que o último foi o Juri OVA, lançado em 2010 com foque na personagem Juri.

Se curtiu o trabalho dele, pode segui-lo no Twitter, YouTube e ainda contribuir no Ko-Fi.

13 outubro 2021

A possível idade dos personagens em SF V - Parte 3

Nihao! Chegamos na terceira, e por enquanto (até porque quando Luke for lançado, talvez tenha atualização do Red Cyclone aqui) a última parte da série explicando as prováveis idades dos lutadores em SF V.

No artigo anterior, eu tinha terminado a versão mais recente da thread, feita e 2021 e partido para uma anterior que Cyclone tinha feito em 2018. 

Iremos a princípio acabar com a versão de 2018 para depois ter um bônus com alguns tweets de ambas as threads que venham a possuir alguma curiosidade. Mas não antes sem nos relembrar da escala do tempo proposta por Red Cyclone para os acontecimentos da série SF e jogos relacionados.

  • 1961: O ataque da Shadaloo na tribo de T.Hawk;
  • 1971: Luta de Gouki/Akuma contra Goutetsu e de Sagat vs Go Hibiki;
  • 1974: Experiências da Shadaloo na criação de seres humanos, Cammy e outros são criados;
  • 1976: Shadaloo abate um avião de passageiros e mata uma pessoa importante. O garotinho Jimmy sobrevive ao atentado e termina vivendo na selva amazônica;
  • 1983: Acontecimentos do primeiro e segundo jogos da série Slam Masters;
  • 1984: Ano que ocorre o terceiro jogo da série Slam Masters, Ring of Destruction: Slam Masters II (conhecido no Japão como Super Muscle Bomber: The International Blowout);
  • 198X: A fatídica luta de Gouken contra seu irmão mais novo, Gouki/Akuma;
  • 1987: Rapto de Jessica (Final Fight 1), derrota de Sagat pelas mãos de Ryu e convite de Vega/Bison para Sagat ir para a Shadaloo - Aqui faço a observação de que Final Fight poderia se encaixar após SF 1 e antes da série Zero/Alpha, porém o modo arcade de SF V também dá margem para o que foi proposto aqui. Originalmente, na versão japonesa, o jogo se passa em 1989 (e na versão de Super Famicom em 1990) e anteriormente, o jogo se chamaria SF'89;
  • 1988: Cody é preso e logo após temos os acontecimentos visto em Zero 3. Neste mesmo ano ocorre o que vimos em Chun-Li ni makase China - Outra observação que faço é que, talvez o pachinko entre na questão de se ignorar certos detalhes, se ele for canônico, já que os personagens originais visto ali são;
  • 1989: Charlie Nash salva Abel e depois de um tempo, tem o seu encontro com Vega/Bison na cachoeira, que ocasiona sua morte;
  • 1991: O torneio World Warrior, os acontecimentos vistos na série SF II;
  • 1993: Final Fight 2 e acontecimentos mostrados no anime Street Fighter IV: The Ties That Bind, início de alguns acontecimentos citados em SF IV - Final Fight 2 poderia se encaixar também um pouco antes ou durante os eventos de Zero 3, assim como antes de SF II. Quanto ao anime, lembrem-se da observação que coloquei neste artigo;
  • 1994: Acontecimentos mostrados no Juri OVA, o torneio da SIN e a conclusão da série SF IV;
  • 1995(?): Final Fight 3 e a série Rival Schools - Curiosamente, no artigo que ele fez em seu blog explicando como ele chegou a conclusão de que Final Fight 3 se passaria em 1995 é devido a um cálculo feito baseado na média de crescimento do cabelo de Haggar(!);
  • 1996: Sequestro dos hackers e o modo história cinemático de SF V;
  • 1997: Novo torneio World Warrior (SF III e SF III - 2nd Impact), Alex enfrenta Gill;
  • 1998: SF III - 3rd Strike, Alex viaja pelo mundo;
  • 20XX(?): Final Fight Streetwise - Red Cyclone colocou uma interrogação indicando dúvida quanto ao ano. No artigo, ele supõe que poderia ter ocorrido em 2006. Mas, conforme informações do CRI, os acontecimentos do jogo não são canônicos, apesar do personagem Kyle ser.

Feito isso, vamos ao que interessa agora.

Seguindo a ordem da thread, Cyclone começa com uma apresentação sobre as idades, pontuando que aquilo não é algo oficial e sim idades especuladas com base nas pesquisas dos materiais originais (japoneses, tenham em mente que ele trabalha com as informações japonesas da série, que podem diferir da versão internacional). E os dois próximos tweets falam tanto da questão do porquê SF V ser em 1996, onde ele deixa um link para o blog dele que contém a linha do tempo acima e a questão da idade de Nash, que já foi explicada no artigo anterior.

O próximo tweet é algo interessante, que fala sobre Rainbow Mika, dando um link para o artigo que ele explica detalhadamente a questão da idade dela, que eu tentarei resumir aqui para vocês.

Em nenhum momento a Capcom mostra qual seria a idade real de Mika, mas ela deixa pistas. No All About Street Fighter Zero 3, há informações dizendo que Mika tinha o sonho de ser uma estrela no ring desde muito jovem. E que logo após terminar os estudos, três anos depois, entrou para a liga feminina de Yoko Harmageddon como aprendiz. Na ficha de Yoko no CRI, há a informação de que ela saiu dos ringues faz 6 anos, devido a uma lesão que teve no pescoço e nas costas. 

Yoko Harmageddon nos quadrinhos da UDON

A partir daí ele começa a calcular com base nas informações mostradas na enciclopédia do CRI e no restante do material disponível. Uma observação que ele faz é que as fichas do CRI, mesmo servindo até como prelúdio de SF V, servem também para uma apresentação de diversos personagens de SF Zero e Final Fight 2, dando a entender em qual período de tempo (dentro do universo de SF) elas teriam sido feitas na Shadaloo. A pista está no fato da comemoração do 50º aniversário da Federação Japonesa Pro-Wrestling Feminina de Iwashigahama. 

Na ficha de Yoko, é dito que a federação foi criada há cinquenta anos atrás pela avó de Yoko, Junko. Em Street Fighter Zero 3, no cenário de Mika, há uma faixa com a comemoração do 50º aniversário. Ou seja, os dados sobre Yoko e a liga foram computados pela Shadaloo na época de Zero 3! Então, três anos antes, Mika se formou no escola média, tendo por volta de 15 anos. Com isso, em SF V, ela teria 26 anos!

E aqui, é bom esclarecer que a organização dos ciclos de educação no Japão é diferente daqui do Brasil, sendo:

  • De 3 a 6 anos: Jardim de Infância (幼稚園 Yōchien);
  • De 6 a 12 anos: Escola Primária (小学校 Shōgakkō), até a 6ª série;
  • De 12 a 15 anos: Escola Média (中学校 chūgakkō), até o 3º ano;
  • De 15 a 18 anos: Escola Secundária (高等学校 kōtōgakkō, abreviação 高校 kōkō), até o 3º ano.

Finalizado as devidas explicações com Mika, Cyclone explica as idades de Sakura e Karin, que já falei no artigo anterior. Com isso, o próximo personagem citado é Ibuki.

Assim como Mika, a idade da jovem nunca foi revelada, mas Red Cyclone faz um cálculo simples. Ibuki aparece em seu segundo ano da Escola Secundária em SF III (NG e 2nd Impact) e em 3rd Strike em seu terceiro ano. Como SF V se passa antes, então, ela, seguindo a lógica, está em seu primeiro ano. Ele ainda faz a observação que não está levando em conta a possibilidade de Ibuki ter repetido alguma série. Então, com isso, em SF V ela estaria com 16 anos.

A próxima personagem é a nossa querida Juri. Apesar de também não existir uma idade oficial para a coreana, no site de SSF IV foi postada temporariamente (semelhante ao que ocorreu com o lance dela gostar de seios, lembram?) a idade de 25 anos. E no anime Juri OVA ela também possui essa idade. Com isso, ela teria 27 anos em SF V.

Chegamos no tweet que se refere a Gouki/Akuma. Apesar dele não ter uma idade oficial, era dito na época de SSFII-Turbo que ele tinha 48 anos (lembrando que Cyclone utiliza fontes japonesas, então tenha em mente que tal comentário sobre a idade refere-se ao que era dito no Japão). Se ele tinha 48 anos nos acontecimentos de SF II, então, ele está com 53 em SF V.

Sobre o gigante Abigail, mesmo em SF V não mostrando o seu ano de nascimento, se procurarmos nos materiais de Final Fight, é dito que ele nasceu em 1966, fazendo com que ela esteja com 30 anos em SF V. Um detalhe curioso é que o personagem é dito ser da Holanda, mas quando conseguir o seu passaporte, ele será identificado como canadense!

E sobre Laura? Bem, aqui temos uma informação interessante. No livro Street Fighter III Fan Book (Gamet Mook Vol. 81 WORLD SERIES Vol.4),  é revelado alguns detalhes sobre Sean, numa seção de entrevistas com os personagens.


Dentre as informações reveladas há detalhes sobre sua família, desde os nomes de seus pais e avô (Yuichiro Matsuda, Brenda e Kinjiro Matsuda, os mesmo que aparecem nas fichas do CRI) e que ele possui dois irmãos mais velhos, sendo a irmã, seis anos mais velha. E ali é dito que Sean nasceu em 1980. 

Sabendo o ano de nascimento de Sean, e da diferença em relação a Laura, descobrimos que ela em SF V tem 22 anos.

E agora um comentário sobre Kage. Aparentemente, tudo indica que a separação de Ryu ocorreu na época de SF V. Por mais que Evil Ryu seja antigo, como entidade separada e independente na lore do jogo é recente, então, podemos afirmar que é praticamente um "recém-nascido", com 0 anos! 

Sobre Honda e Lucia ocorre o mesmo que acontece com os demais personagens de SF II e Abigail, que tiveram seus anos de nascimento divulgados na época de lançamento dos jogos. Mesmo em SF V omitindo o ano, sabemos que Honda nasceu em 1960 (ou ano 35 da Era Showa) e Lucia em 1972.

O último tweet da thread fala sobre Seth. Não é possível afirmar que Seth teria a mesma idade de Kage (0 anos) porque o cérebro que está no corpo artificial Doll Unidade Zero pertence a Seth IV, apesar do corpo ser novo.

Bem, aqui terminamos com os tweets da thread. A partir de agora, irei colocar aqui alguns tweets extras, de algumas respostas que ele deu, com curiosidades.

A idade de Kolin é desconhecida. Mas podemos supor que ela é mais nova que Nash, devido ao que é dito no seu modo história que seu "irmão mais novo" (Nash adormecido após a morte e depois das experiências) está dormindo.

Claro, sabemos que ela disse isso para despistar Guile, porém talvez ela seja mesmo mais nova que Nash.

Um dos leitores, no tweet referente a Laura, perguntou se tinha a entrevista com Ryu e Ken e Cyclone colocou imagens do Street Fighter III Fan Book (Gamet Mook Vol. 81 WORLD SERIES Vol.4) e com um resumo dela:

"Ryu utiliza o Satsui no Hadou para produzir o hadouken carregado de eletricidade. 33 anos. Gosto de mulheres que combinam com a primavera.

Ken decidiu não participar de torneios de luta desde que teve um bebê. No entanto irá participar se for junto com Ryu. Eu vou à igreja aos domingos. Sean me faz lembrar de mim mesmo quando mais jovem."

É interessante saber que sim, temos uma idade oficial para Ryu em SF III e que Ken professa uma religião. Outra coisa que achei interessante foi quanto ao uso do Satsui no Hadou devido aos acontecimentos de SF V. O que podemos especular que, ou Ryu entrou num acordo com Kage ou que o restante do Satsui no Hadou que existia em seu corpo ele soube utilizar para outra coisa.

E para os shippeiros de plantão, ainda temos Ryu comentando sobre mulheres sem ser num contexto de luta. E se formos pensar em personagens do jogo que se encaixariam na descrição de "combinar com a primavera", existem duas: Chun-Li, cujo o nome significa literalmente "bela primavera" em chinês e Sakura, que é o nome da flor de cerejeira, que é relacionada a estação.

Apesar do verbo utilizado ali ser o suki, que mesmo significando amar, gostar, ter afeição, geralmente é utilizado no sentido de carinho do que exatamente amor (se é que vocês estão me entendendo) e pode ser usado entre amigos. Então, eu deixo a cargo de vocês o que Ryu quis dizer.

Para quem ficou curioso quanto a idade do irmão de Akira, Red Cyclone responde a pergunta, dizendo que ele é dois anos mais velho que a irmã.

Para terminar, apesar de ser um tweet que não foi respondido, acho interessante esclarecer, de novo, a questão apresentada, quanto ao fato do ano de SF V ser 1996, conforme a linha do tempo onde Red Cyclone.

Por mais que o universo de Street Fighter seja baseado no mundo real, não necessariamente ele precisa ser idêntico ao nosso mundo, video o fato da tecnologia da Shadaloo estar muito a frente do que a nossa atual em algumas questões, por exemplo. Sem contar o fato de ali ser normal que pessoas possam soltar "magia" pelas mãos ou pular alturas absurdas sem sofrer nenhum tipo de lesão ou morte.

E assim termina a explicação de ambas as threads. Como Luke ainda não foi lançado, talvez possa ocorrer do Red Cyclone fazer uma atualização e, assim que sair (e eu tiver com tempo), darei uma atualizada assim que possível.

Então, até a próxima. Qualquer dúvida, podem comentar, assim que possível, irei responder. See ya!!!

Não esqueça de conferir a primeira parte da série:

30 setembro 2021

A possível idade dos personagens em SF V - Parte 2

Atualizações em negrito.

Nihao, como estão? Bem, como o próprio título já diz, eis a parte 2 da série explicando a thread feita pelo Red Cyclone mostrando as possíveis idades dos personagens.

Antes de continuar, deixarei a linha cronológica dos acontecimentos que ele criou, com base no seu conhecimento da lore do jogo, até porque oficialmente, só sabemos, de fato, o ano de SF 1 e SF II, com base no livro "Street Fighter Memorial Archives Beyond the World - From Street Fighter to Street Fighter V".

  • 1961: O ataque da Shadaloo na tribo de T.Hawk;
  • 1971: Luta de Gouki/Akuma contra Goutetsu e de Sagat vs Go Hibiki;
  • 1974: Experiências da Shadaloo na criação de seres humanos, Cammy e outros são criados;
  • 1976: Shadaloo abate um avião de passageiros e mata uma pessoa importante. O garotinho Jimmy sobrevive ao atentado e termina vivendo na selva amazônica;
  • 1983: Acontecimentos do primeiro e segundo jogos da série Slam Masters;
  • 1984: Ano que ocorre o terceiro jogo da série Slam Masters, Ring of Destruction: Slam Masters II (conhecido no Japão como Super Muscle Bomber: The International Blowout);
  • 198X: A fatídica luta de Gouken contra seu irmão mais novo, Gouki/Akuma;
  • 1987: Rapto de Jessica (Final Fight 1), derrota de Sagat pelas mãos de Ryu e convite de Vega/Bison para Sagat ir para a Shadaloo - Aqui faço a observação de que Final Fight poderia se encaixar após SF 1 e antes da série Zero/Alpha, porém o modo arcade de SF V também dá margem para o que foi proposto aqui. Originalmente, na versão japonesa, o jogo se passa em 1989 (e na versão de Super Famicom em 1990) e anteriormente, o jogo se chamaria SF'89;
  • 1988: Cody é preso e logo após temos os acontecimentos visto em Zero 3. Neste mesmo ano ocorre o que vimos em Chun-Li ni makase China - Outra observação que faço é que, talvez o pachinko entre na questão de se ignorar certos detalhes, se ele for canônico, já que os personagens originais visto ali são;
  • 1989: Charlie Nash salva Abel e depois de um tempo, tem o seu encontro com Vega/Bison na cachoeira, que ocasiona sua morte;
  • 1991: O torneio World Warrior, os acontecimentos vistos na série SF II;
  • 1993: Final Fight 2 e acontecimentos mostrados no anime Street Fighter IV: The Ties That Bind, início de alguns acontecimentos citados em SF IV - Final Fight 2 poderia se encaixar também um pouco antes ou durante os eventos de Zero 3, assim como antes de SF II. Quanto ao anime, lembrem-se da observação que coloquei neste artigo;
  • 1994: Acontecimentos mostrados no Juri OVA, o torneio da SIN e a conclusão da série SF IV;
  • 1995(?): Final Fight 3 e a série Rival Schools - Curiosamente, no artigo que ele fez em seu blog explicando como ele chegou a conclusão de que Final Fight 3 se passaria em 1995 é devido a um cálculo feito baseado na média de crescimento do cabelo de Haggar(!);
  • 1996: Sequestro dos hackers e o modo história cinemático de SF V;
  • 1997: Novo torneio World Warrior (SF III e SF III - 2nd Impact), Alex enfrenta Gill;
  • 1998: SF III - 3rd Strike, Alex viaja pelo mundo;
  • 20XX(?): Final Fight Streetwise - Red Cyclone colocou uma interrogação indicando dúvida quanto ao ano. No artigo, ele supõe que poderia ter ocorrido em 2006. Mas, conforme informações do CRI, os acontecimentos do jogo não são canônicos, apesar do personagem Kyle ser.

Qualquer dúvida, não deixe de consultar a parte 1 desta série de artigos (link no final do post). 

Então, agora, vamos ao que interessa.

Após a longa explicação que dei, explicando a parte referente sobre Akira, deixando um gancho para falar também mais um pouco sobre Sakura, irei continuar com a thread normalmente, antes de continuar com o "gancho" deixado no artigo anterior.

Mesmo não se sabendo o ano de nascimento de Birdie, foi revelado no minigame de 1º de abril, Street Fighter Academy, que ele, na época de SF 1, tinha 29 anos. Já que SF V se passaria 9 anos depois, então Birdie estaria com 38 anos.

O próximo post da thread, que deixou muita gente surpresa, foi referente a idade de Alex. A informação sobre a idade dele vem do livro "How To Make Capcom Fighting Characters", onde afirma que, apesar da aparência, ele ainda tem 17 anos. 

Sua aparência, um tanto adulta, no maior "padrão Netflix de adolescentes, seria devido ao seu amadurecimento precoce e ter de aprender a ser independente, após a perda de seus pais.

Um ponto que Red Cyclone ressalta é para visitarmos a primeira série de postagens que ele fez sobre as idades, onde há ainda mais explicações (e uma delas usarei mais abaixo).

Continuando no tópico atual, Red Cyclone faz uma breve explicação sobre a idade de Nash, citando um post da thread anterior.

Se vocês notarem, na imagem com as idades, verá que Nash possui duas possíveis idades: 29 e 37 anos.

No link para a thread anterior que ele deixou, está escrito que a idade de 29 anos veio a partir do que nos é apresentado no jogo GunSipke / Cannon Spike (lembrando que ele utiliza SEMPRE os dados da versão japonesa dos jogos). Oficialmente a idade dele nunca foi anunciada, mas no jogo (lembrando que ele até o momento não é canônico, apesar de alguns personagens serem), Cammy está com 21 anos e ele 28. Se esta for a diferença real de idade com Cammy, nos acontecimentos da série Zero/Alpha, ele teria cerca de 29 anos, que foi quando houve sua morte. E em SF V, ele estaria com 37 anos.

E isso é reforçado (o tweet atual) com os materiais que foram expostos na exposição sobre Street Fighter que teve em Fukuoka, onde um deles afirmava que Nash, originalmente, conforme um desses materiais de desenvolvimento, estava na posição de chefe e treinador de Guile. Devido então a possível diferença de idade dos dois, então, parece razoável ele ter 37 anos em SF V. 

O próximo tweet é sobre a questão envolvendo Sakura e Akira, que eu expliquei no post anterior. E é a partir de agora que começarei a usar os tweets da thread mais antiga, feita em 2018. Mesmo não respeitando a ordem dos tweets, irei terminar a questão envolvendo a idade de Sakura, que inclusive eu tinha prometido anteriormente.

Então, no quinto tweet da thread feita em 2018, Red Cyclone fala sobre as idades de Sakura e Karin. A idade de ambas nunca foi revelada de forma oficial. Porém, sabe-se que no mangá "Sakura Ganbaru!", Sakura afirma ter 15 anos. Calculando a partir daí, Sakura em SF V teria 24 e Karin, 25 anos.

Ele ainda cita outra idade provável para ambas. Comentando uma história presente nos materiais japoneses de que Sakura provavelmente teria 16 anos, porque este seria o auge da capacidade física dela, isso faria com que em SF Zero 2 ela tivesse essa idade. Já que o que foi apresentado no mangá, não necessariamente poderia ser o que consta no jogo (nota minha: vide a questão de Karin, que no universo do jogo estuda em outra escola, enquanto que no mangá não).

Em um tweet respondendo um usuário que questionou o porquê de Karin ser mais velha, a resposta é simples. Sabendo que Karin faz aniversário meses após Sakura (Karin é de setembro e Sakura de março) e sendo da mesma série, só mudando a turma onde estudam (no mangá), Cyclone dá a entender que seria devido a idade que cada uma entrou na escola (já que conhecendo a questão dos Kanzuki, acho difícil que ela tenha repetido de ano).

Perfil de Karin no mangá, em japonês. Na versão da UDON (que foi usada aqui no Brasil), o ano de nascimento que consta como 197X foi trocado para 19XX.

Pelo que andei pesquisando, o ano letivo do Japão começa em abril e vai até março do ano seguinte. A idade mínima para o ingresso no equivalente ao nosso ensino fundamental é de 6 anos. Então, se ambas estão na mesma série do que seria o ensino médio, e sabendo que Sakura é mais velha (já que aparentemente ambas teriam nascido no mesmo ano), Karin só ingressou na escola quando completou a idade mínima exigida.

Agora, irei até comentar o caso de Cammy, que não consta em nenhuma das threads, mas que eu vi alguns fãs brasileiros questionando.

Bem, é fato de que Sakura e Cammy possuem idades próximas, mas alguns fãs tem o headcannon de que Cammy seja a mais velha. Mas, excetuando Cammy que teve ao menos um ano de nascimento (na verdade dois, que irei mostrar mais pra frente) adicionado em sua data no passado, Sakura NUNCA teve, ao contrário do que já vi alguns afirmando. 

As próprias idades que Cyclone cita, o mesmo assume que é uma conclusão que ele chegou, devido ao seu conhecimento sobre a lore e outros elementos ligados a série. E vendo como ele montou sua linha do tempo de SF, não é estranho Sakura ser um pouco mais velha. Na verdade só torna a história de Cammy ainda mais triste e perturbadora, devido a tudo o que ela passou na Shadaloo.

E até comentando sobre o ano de nascimento de Cammy, vocês sabiam que na versão americana de Super Nintendo do jogo Street Fighter II ela possui outro ano para o seu nascimento?

Curiosamente, tal coisa ocorre apenas no profile disponível dentro do jogo. O manual de instruções vem com o ano de nascimento correto.

Note que o golpe Thrust Kick (Cannon Spike na versão japonesa) consta como Front Kick.

Dentre os comentários que já li a respeito dessa curiosa mudança é que em 1991, onde seria o ano que o jogo se passa (mesmo o lançamento da versão de SNES ocorrer em 1994) a personagem teria apenas 17 anos, ou seja, uma menor de idade!

Isso bate com a informação contida na Gamest 108, dedicada a Super Street Fighter II, página 16, onde é afirmado que Cammy é uma adolescente que trabalha para uma unidade das forças especiais britânicas.

Porém, no encarte do CD de música de Super Street Fighter II Arcade Gametrack, nos é dado outra idade para a personagem, 19 anos. Como o ano de nascimento foi mantido a dedução mais lógicva é que consideraram o ano de lançamento de Super Street Fighter II e não o ano que o jogo se passa pelo cânone.

Bem, fico por aqui. No próximo post falarei dos demais tweets da thread e de outros feitos relacionados, como dúvidas respondidas. Então, até a próxima!!!

Não esqueça de conferir a primeira parte da série:

Comentários